Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade e uso sustentável de polinizadores, com ênfase em abelhas Meliponini

Processo: 08/06023-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
Beneficiário:Ana Luiza de Oliveira Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/15801-0 - Biodiversidade e uso sustentável de polinizadores, com ênfase em abelhas Meliponini, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biodiversidade   Preservação   Abelhas   Polinização   Comportamento animal

Resumo

A Convenção da Diversidade Biológica e o Instituto do Milênio consideram o serviço ambiental prestado pelos polinizadores, entre eles destacando-se as abelhas, como uma das prioridades de estudo para o século XXI e linhas de investigação para promover a sustentabilidade da agricultura, a segurança alimentar e a conservação de plantas. O projeto aqui proposto tem quatro componentes: 1. Avaliação do status atual das interações entre planta e polinizador; 2. A dinâmica de populações de abelhas nativas, avaliadas com o auxílio de ferramentas moleculares; 3. Problemas que limitam a produção de ninhos de abelhas e o seu uso na agricultura; 4. Ferramentas de Tecnologia da Informação para pesquisa e extensão em serviços ambientais com ênfase em abelhas como polinizadores. A ampliação do conhecimento biológico sobre as abelhas focaliza aspectos reprodutivos, a fundação de ninhos, o crescimento das colônias e as dietas artificiais que possam suprir necessidades tróficas, a produção de sexuados, a enxameagem, o monitoramento das atividades de vôo, as atividades de operárias nas flores. Ninhos armadilhas serão usados para estudos de biodiversidade de abelhas solitárias em fragmentos. Os meliponários Nogueira-Neto em S. Simão (SP) e também em Goiás e Xapuri serão estudados, assim como as abelhas urbanas dos Campi da USP de S. Paulo e Ribeirão Preto. Esta proposta envolve 20 doutores e mais 6 candidatos a bolsas de pós-docs, além de alunos de IC, mestrado e doutorado e professores visitantes. .

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA NASCIMENTO, A. L.; GAROFALO, C. A. Trap-nesting solitary wasps (Hymenoptera: Aculeata) in an insular landscape: Mortality rates for immature wasps, parasitism, and sex ratios. Sociobiology, v. 61, n. 2, p. 207-217, 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.