Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostos bioativos de extratos naturais. combinação de processos por extração com CO2 supercrítico, etanol e água

Processo: 09/00091-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Fernando Antonio Cabral
Beneficiário:Thomás Rodrigues Crespo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/59367-0 - Compostos bioativos de extratos naturais. combinação de processos por extração com CO2 supercrítico, etanol e água, AP.R
Assunto(s):Baccharis dracunculifolia   Extração supercrítica   Bidens pilosa   Artemisia annua

Resumo

Extratos naturais contendo compostos bioativos tem ganhado importância nas indústrias de alimentos e de fármacos, pois podem ser incorporados em formulações de alimentos funcionais, de produtos nutracêuticos, de cosméticos e de produtos para uso medicinal. Pretende-se obter extratos de cinco plantas empregando como solventes de extração, o dióxido de carbono supercrítico, o etanol e a água. Para explorar a seletividade dos solventes, a extração supercrítica será feita de forma combinada, primeiramente pela extração com CO2 supercrítico e posteriormente com etanol ou água. Folhas de pitanga (Eugenia uniflora L.), folhas de alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia), folhas de Artemísia (Artemisia annua L.), rizomas de Cúrcuma (Cúrcuma longa L.) e raízes de Picão Preto (Bidens pilosa L.) serão as matrizes vegetais de estudo. Na pitanga, visa-se os antioxidantes, no alecrim-do-campo, visa-se o artepillin C, um anticancerígeno e na Artemísia, curcuma e picão preto, visa-se compostos com atividade antimalárica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, JOSE A.; KOSHLUKOV, PLAMEN; KRASILNIKOV, ALEXEI. Z-graded identities of the Lie algebra W-1. Journal of Algebra, v. 427, p. 226-251, APR 1 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.