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GestorPsi - sistema de gestão de serviços de psicologia

Processo: 09/07207-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Oliver Zancul Prado
Beneficiário:Fernanda Pallone
Empresa:Instituto de Psicologia Comportamental de São Carlos (IPC)
Vinculado ao auxílio:03/12991-0 - Gestorpsi - método de gestão de serviços em psicologia clínica, AP.PIPE
Assunto(s):Psicologia clínica

Resumo

Não se coloca em dúvida que a sociedade atual esta passando por profundas transformações sociais que advém do desenvolvimento tecnológico. Diversas instituições e organizações são usuárias de sistemas de gerenciamento informatizado. A psicologia brasileira, após o advento da Internet, tem iniciado movimentos para o desenvolvimento de softwares e conhecimento científico na área de informática em psicologia, porém se observa uma lacuna relacionada à psicologia clínica, onde na grande maioria das instituições públicas e privadas o registro dos dados clínicos ainda é feito em papéis e fichários. A produção bibliográfica brasileira relacionada a resultados de intervenções psicológicas e caracterização da população atendida é baixa e em parte aponta para a ineficiência de tratamentos psicológicos. Observando com mais atenção os artigos publicados nota-se que existe uma dificuldade metodológica envolvida na realização de pesquisas deste tipo, onde o trabalho de processamento de dados realizado de forma manual é uma variável de peso que conta para impedir uma frequência maior de estudos desta categoria, que por sua vez limita o desenvolvimento científico e tecnológico na área de tratamentos psicológicos e avaliação de resultados. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema informatizado que possibilite a criação de métodos padronizados para: 1. O registro de informações clínicas, administrativas e de serviços psicológicos prestados na área clínica e da saúde; 2. A avaliação de resultados de serviços psicológicos prestados nas instituições. A metodologia para o desenvolvimento irá ocorrer nas seguintes etapas: Pesquisa de campo: onde visitas serão feitas em clínicas-escolas de psicologia de diferentes instituições públicas e privadas, visando mapear os processos nelas envolvidos. Especificação do sistema: incluindo módulos administrativo, financeiro, clínico, cadastro de usuários, agenda, módulo de relatórios de resultados e manual do sistema. Os resultados esperados são: desenvolvimento de um plano de negócios e a especificação para o posterior desenvolvimento (na fase 2): de um sistema informatizado, com manual do usuário a ser utilizado por psicólogos nas diferentes instituições que prestam serviços de tratamento e avaliação psicológica. Este sistema vai permitir que clínicas-escola, clínicas particulares, instituições públicas e privadas possam ter maior controle sobre serviços prestados, utilizar os registros para realização de pesquisas científicas e avaliar os benefícios terapêuticos obtidos. O sistema possibilitará o intercâmbio de dados padronizados entre diferentes instituições de ensino e pesquisa. Espera-se também um aumento na produção científica relacionadas à psicologia clínica e da saúde.

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