Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores associados à aquisição de staphylococcus aureus resistentes à oxacilina (MRSA) em recém-nascidos de parto hospitalar

Processo: 09/10596-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Anna Sara Shafferman Levin
Beneficiário:Gabriela Ferreira Raymundo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08206-1 - Fatores associados à aquisição de Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina (MRSA) em recém-nascidos de parto hospitalar, AP.R
Assunto(s):Staphylococcus aureus   Doenças transmissíveis

Resumo

Resumo: Constitui objetivo principal deste estudo, determinar fatores associados à aquisição de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina (MRSA) em recém-nascidos de parto hospitalar. Também pretende-se determinar o perfil de sensibilidade das amostras isoladas, caracterizar seus fatores de virulência e realizar a tipagem molecular desses isolados. Serão avaliados 400 recém-nascidos de partos hospitalares ocorridos no período matutino, no Instituto Central (IC). Serão realizadas culturas de vigilância para colonização por MRSA nos recém-nascidos (em narina, oral, períneo e umbilical) nas primeiras 6 horas de vida, no 3º dia e depois semanal até a sua alta ou 4 semanas de vida (no máximo). Serão colhidas culturas da mãe no dia do parto (em narina, oral, períneo e anal). Serão colhidas culturas dos profissionais da saúde da unidade, no início e final do estudo. Será realizada uma análise descritiva das características dos pacientes colonizados por MRSA e estudados fatores associados ao estado de portador de MRSA entre os RN..Objetivo Geral-Treinamento de técnicas laboratoriais necessários para responder questões epidemiológicas no estudo das infecções associadas a assistência à saúde.Específicos: Capacitação para realização das seguintes técnicas:*Detecção de colonização bacteriana de pacientes por culturas de vigilância;*Identificação bacteriana por métodos bioquímicos; *Realização de testes de sensibilidade antimicrobianas pela técnica de microdiluição em caldo;*Realização de identificação bacteriana por técnicas de polimerase me cadeia (PCR);*Detecção de genes de resistência bacteriana e de virulência;*Tipagem molecular de amostras bacterianas para avaliação de clonalidade e disseminação cruzada. Plano de trabalho: O bolsista desenvolverá principalmente a parte laboratorial do estudo que tem também uma vertente clínico-epidemiológica. Os espécimes colhidos dos pacientes (recém-nascidos e suas mães) e de profissionais da saúde serão recebidos no Laboratório de Investigação Médica 54 do Hospital das Clínicas da FM-USP onde serão semeados e identificados. Os isolados serão identificados por métodos bioquímicos. Serão utilizados meios de enriquecimento para aumentar a sensibilidade das culturas de vigilância. Após o final da coleta de material de pacientes e profissionais será realizado o aprofundamento do estudo das amostras, com o estudo mais amplo de sua sensibilidade, identificação molecular, pesquisa de genes de resistência e virulência e tipagem. Simultaneamente, será trabalhado o banco de dados clínico-epidemiológico e realizada análise destes dados. Apesar de se concentrar principalmente nos aspectos laboratoriais, o bolsista terá oportunidade de participar desta análise epidemiológica. Participará também da redação do relatório final e dos artigos para submissão para publicação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURSINO, MARIA A.; GARCIA, CILMARA P.; LOBO, RENATA D.; SALOMAO, MATIAS C.; GOBARA, SATIKO; RAYMUNDO, GABRIELA F.; KESPERS, THAISA; SOARES, ROBSON E.; MOLLACO, CARLA H.; KEIL, KLEISTE G.; MALIENO, PAULA B.; KREBS, VERA L.; GIBELLI, MARIA AUGUSTA; KONDO, MARIO M.; ZUGAIB, MARCELO; COSTA, SILVIA F.; LEVIN, ANNA S. Performance of surveillance cultures at different body sites to identify asymptomatic Staphylococcus aureus carriers. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY AND INFECTIOUS DISEASE, v. 74, n. 4, p. 343-348, DEC 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.