Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da lipoaspiração e do treinamento físico no metabolismo, perfil lipídico, adiposidade e distribuição de gordura corporal em mulheres de 20 a 35 anos, eutróficas e com sobrepeso

Processo: 09/13985-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Antonio Herbert Lancha Junior
Beneficiário:Marina Yazigi Solis
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/53318-7 - Efeitos da lipoaspiração e do treinamento físico no metabolismo, perfil lipídico, adiposidade e distribuição de gordura corporal em mulheres de 20 a 35 anos, eutróficas e com sobrepeso, AP.R
Assunto(s):Bioenergética   Doutorado   Nutrição   Metabolismo   Exercício físico   Sobrepeso

Resumo

A lipoaspiração é a cirurgia estética mais comumente realizada pelas mulheres no mundo. Com o advento da técnica tumescente na década de 80, a realização de cirurgias de lipoaspiração se tornou mais segura, permitindo que maiores quantidades de tecido adiposo pudessem ser removidas. Uma vez que o tecido adiposo parece ser metabolicamente ativo, alguns autores sugeriram que a remoção cirúrgica do tecido adiposo subcutâneo (TAS) pudesse melhorar o perfil metabólico. Entretanto, os estudos sobre estes possíveis efeitos benéficos são conflitantes. Além disso, alguns estudos com animais verificaram que pode ocorrer ganho de gordura compensatório no tecido adiposo intacto em resposta à lipectomia. O exercício físico regular induz a inúmeras melhoras no perfil metabólico e na composição corporal, promovendo o aumento do gasto energético total e preservação da massa magra. Estudos sobre os efeitos integrados do exercício e da lipoaspiração no metabolismo, na adiposidade e na distribuição de gordura corporal de humanos são praticamente inexistentes na literatura. Desta forma, este estudo visa avaliar o efeito da lipoaspiração e do treinamento físico sobre o metabolismo, a adiposidade e a distribuição de gordura corporal em mulheres entre 20 e 35 anos, eutróficas e com sobrepeso. Os sujeitos serão divididos aleatoriamente em 2 grupos experimentais: lipoaspiração treinado (LT) e lipoaspiração sedentário (LS). Todos os sujeitos serão submetidos a treinamento aeróbio (T-1), com duração de 2 meses, para promover a homogeneidade do estado de treinamento, seguida da cirurgia de lipoaspiração. Após a cirurgia, os sujeitos do grupo treinado (LT) darão início ao treinamento aeróbio (T-2), com duração de 4 meses. A metodologia empregada incluirá a medida do peso corporal, avaliação nutricional e medida do peso corporal ao longo do estudo; teste oral de tolerância à glicose e índice HOMA, dosagens séricas da concentração de leptina, TNF-±, adiponectina e IL-6, determinação do perfil lipídico, medida da adiposidade, e da distribuição de gordura corporal, biópsias do tecido adiposo subcutâneo, para análise de expressão de leptina, adiponectina e TNF-±, e da determinação da área dos adipócitos, e análise do gasto energético antes e após a intervenção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOLIS, MARINA YAZIGI; ARTIOLI, GUILHERME GIANNINI; MONTAG, EDUARDO; PAINELLI, VITOR DE SALLES; SAITO, FABIO LOPES; LIMA, FERNANDA RODRIGUES; ROSCHEL, HAMILTON; GUALANO, BRUNO; LANCHA JUNIOR, ANTONIO HERBERT; BENATTI, FABIANA BRAGA. The Liposuction-Induced Effects on Adiponectin and Selected Cytokines Are Not Affected by Exercise Training in Women. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY, 2014. Citações Web of Science: 6.
BENATTI, FABIANA; SOLIS, MARINA; ARTIOLI, GUILHERME; MONTAG, EDUARDO; PAINELLI, VITOR; SAITO, FABIO; BAPTISTA, LUCIANA; COSTA, LUIZ AUGUSTO; NEVES, RODRIGO; SEELAENDER, MARILIA; FERRIOLLI, EDUARDO; PFRIMER, KARINA; LIMA, FERNANDA; ROSCHEL, HAMILTON; GUALANO, BRUNO; LANCHA, JR., ANTONIO. Liposuction Induces a Compensatory Increase of Visceral Fat Which Is Effectively Counteracted by Physical Activity: A Randomized Trial. JOURNAL OF CLINICAL ENDOCRINOLOGY & METABOLISM, v. 97, n. 7, p. 2388-2395, JUL 2012. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.