Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das principais variáveis físicas, químicas e biológicas da água em escala horizontal no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo)

Processo: 10/00505-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carla Ferragut
Beneficiário:Barbara Golebski Pellegrini
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/52253-4 - Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (C, N, P) da comunidade perifítica, fitoplanctônica e metafítica no Lago das Ninfeias em dois períodos climáticos, AP.R
Assunto(s):Limnologia   Reservatórios   Perifiton   Fitoplâncton

Resumo

Os estudos sobre a qualidade ecológica dos ecossistemas aquáticos, independentemente da abordagem, devem incluir variáveis físicas e biológicas. Desta forma, torna-se fundamental o treinamento técnico em procedimentos para determinação das principais variáveis limnológicas, visando a formação de um profissional com uma visão mais holística do ecossistema. O presente plano tem como objetivo a capacitação técnica do aluno na determinação e avaliação das principais variáveis ambientais. Os procedimentos analíticos que serão desenvolvidos pelo aluno estão estabelecidos em rotina desde 1997 no Laboratório de Ecologia Aquática do Instituto de Botânica, o qual está sob minha coordenação desde 2001. O aluno obterá conhecimento para dar continuidade a uma especialização, além de ter a possibilidade de iniciar um projeto de pesquisa com dados gerados pelo desenvolvimento do projeto no qual estará inserido. O plano pretende atender aos objetivos maiores do Programa de Capacitação de Recursos Humanos da Fapesp.