Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade ansiolítica e analgésica do alcalóide erisotrina isolado das flores da planta Erythrina mulungu (Leguminosae-Papilionaceae).

Processo: 10/05200-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Renê de Oliveira Beleboni
Beneficiário:Daiane Santos Rosa Aguiar
Instituição Sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/11357-1 - Caracterização neuroetológica e neuroquímica de alcalóides isolados do extrato hidroalcoólico de flores da planta Erythrina mulungu (Leguminosae-Papilionaceae), AP.R
Assunto(s):Neurobiologia   Analgésicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade analgésica | Atividade ansiolítica | Erisotrina | Erythrina mulungu | Neurobiologia

Resumo

PLANO RESUMIDO/ESTARTÉGIAS GERAIS E JUSTIFICATIVAS: O alcalóide erisotrina é um análogonatural dos alcalóides (+)-11alfa-hidroxi-eritravina e (+)-eritravina, isolados das flores da planta E. mulungu. Apurificação destes últimos alcalóides, pelo método descrito em de FLAUSINO et al., 2007a, levasimultaneamente ao isolamento de erisotrina num mesmo contingente de processos cromatográficos, o quefacilita sobremaneira sua obtenção. Os efeitos ansiolíticos crônicos e agudos do extrato etanólico obtido de floresde E. mulungu foram demonstrados em uma série de modelos animais, como nos trabalhos de ONUSIC et al.,(2002; 2003) e RIBEIRO et al., (2006). Mais tarde, pelos trabalhos de FLAUSINO et al., (2007a; 2007b), aatividade ansiolítica do referido extrato foi atribuída à ação dos alcalóides (+)-11alfa-hidroxi-eritravina e (+)-eritravina. Ademais, e dentro de um mesmo contexto de explicações, o efeito depressor geral do extratohidroalcoólico obtido da casca da E. mulungu no Sistema Nervoso Central (SNC) de camundongos foidemonstrado por VASCONCELOS et al., (2004). O efeito analgésico periférico e central, sendo este últimoindependente dos receptores opióides, foi atestado também para o mesmo tipo de extrato nos experimentos emcamundongos descritos pelos mesmos autores (VASCONCELOS et al., 2003). Ainda, estes autoresdemonstraram os efeitos anticonvulsivantes da planta por meio de diferentes modelos experimentais(VASCONCELOS et al., 2007). Os efeitos anticonvulsivantes dos alcalóides (+)-11alfa-hidroxi-eritravina, (+)-eritravina e erisotrina permanecem por ser investigados, do que trata o mister de nosso projeto principal, assimcomo a caracterização de seus mecanismos de ação no SNC. Entretanto, a atividade ansiolítica e analgésica doalcalóide erisotrina permanece igualmente por ser analisada, no que trata a proposta desta solicitação de bolsaTT-3. Naturalmente, considerando que erisotrina é um análogo químico dos alcalóides (+)-11alfa-hidroxieritravinae (+)-eritravina, cujos efeitos ansiolíticos estão comprovados, é coerente supor que este alcalóide possapossuir o mesmo tipo de atividade, avançando ainda para proposta de avaliação de sua atividade analgésica. Istopermite cobrir um conjunto amplo de questões científicas e hipóteses de importância biotecnológica a seremtestadas através da solicitação de bolsa e projeto principal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, DAIANE SANTOS; FAGGION, SILMARA APARECIDA; GAVIN, AMANDA SALOMAO; DE SOUZA, MAICON ANDERSON; FACHIM, HELENE APARECIDA; DOS SANTOS, WAGNER FERREIRA; PEREIRA, ANA MARIA SOARES; CUNHA, ALEXANDRA OLIMPIO SIQUEIRA; BELEBONI, RENE OLIVEIRA. Erysothrine, an alkaloid extracted from flowers of Erythrina mulungu Mart. ex Benth: Evaluating its anticonvulsant and anxiolytic potential. Epilepsy & Behavior, v. 23, n. 3, p. 205-212, . (08/52627-9, 09/11357-1, 10/05200-0)