Bolsa 10/09832-0 - Linguagem, Avaliação da linguagem - BV FAPESP
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Avaliação do Processamento Fonológico: instrumento para indicadores de risco de Distúrbio Específico de Linguagem e outras alterações de linguagem

Processo: 10/09832-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Rocha de Vasconcellos Hage
Beneficiário:Tatiane Cristina Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02850-3 - Avaliação do processamento fonológico: instrumento para indicadores de risco de distúrbio específico de linguagem e outras alterações de linguagem, AP.R
Assunto(s):Linguagem   Avaliação da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de linguagem | Avaliação psicolinguistica | Processamento fonológico | Linguagem

Resumo

A avaliação de do processamento da informação lingüística, tanto no nível expressivo, como receptivo, nos seus diferentes níveis permite ao clínico identificar qual ou quais níveis estão afetados e desta, forma, desenvolver planejamentos terapêuticos que enfoquem os processos alterados.No que tange ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) uma das hipóteses para a origem do distúrbio, do ponto de vista psicolingüístico, é a existência de déficit no processamento fonológico. Dentre os diversos aspectos em que a informação fonológica está envolvida no processamento da informação, três tem se destacado na interface com o DEL: memória de trabalho fonológica, acesso lexical e consciência fonológica. É grande o número de trabalhos que relacionam alterações do processamento fonológico com DEL. Neste contexto, é fundamental que se tenha instrumentos validados e normatizados que possam verificar esta habilidade. Este estudo tem por objetivo obter valores de referência em prova de acesso lexical e de consciência fonológica em diferentes faixas etárias. Serão selecionados 400 sujeitos com desenvolvimento típico de linguagem com idade entre 5 anos e 8 anos e 11 meses, havendo na amostra, equilíbrio entre os sexos. As crianças serão selecionadas em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e serão submetidas às seguintes provas: Prova de Rápido Acesso Lexical (RALE) e Prova de Consciência Fonológica (CoF), ambas criadas pelo autor deste projeto. Os resultados obtidos nas diferentes provas serão submetidos à análise estatística com descrição dos valores de média, desvio padrão, valores mínimos, valores máxima e mediana, além de outros testes para as comparações necessárias. Será considerado significativo valor de p<0,05.

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