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Monitoramento dos estados de humor de pilotos de caça e instrução nas situações antes e após missões

Processo: 08/06200-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marco Túlio de Mello
Beneficiário:Camila Boari Thomaz Kouyomdjian
Instituição-sede: Departamento de Psicobiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/04623-1 - Monitoramento do processo decisório e dos estados de humor de pilotos de caça e instrução nas situações antes e após missões, AP.R
Assunto(s):Psicobiologia   Humor   Estados emocionais   Tomada de decisão   Pilotos de aeronaves   Segurança aérea

Resumo

A segurança de vôo é elemento fundamental na atividade de aviação. Acidentes e incidentes fazem parte da história da aviação, sendo que parte significativa das causas estão relacionadas ao desempenho humano. O desempenho humano é afetado sobremaneira pelos aspectos cognitivos e a relação de consonância destes com o nível de exigência da tarefa. Contudo, aspectos comportamentais como as alterações do humor e estado de estresse, provocadas pela restrição de sono, fadiga e ocorrências externas podem facilmente influenciar a expressão ótima destas capacidades cognitiva e, naturalmente, o desempenho do piloto. De acordo com Ribas (2003), pouco antes da realização de tarefas importantes, o piloto se encontra em um estado de intensa carga psíquica. Este estado se caracteriza, sob o ponto de vista psicológico, pela antecipação das oportunidades, riscos e conseqüências. Nesta fase, intervêm freqüentemente medo e temor, que não só se manifestam em processos cognitivos, mas também podem produzir reações vegetativas, motoras e emocionais. A pilotagem de aeronaves, de acordo com Ribas (2003), aparentemente não se caracteriza por intenso esforço físico. Ao contrário, o piloto tende a se tornar cada vez mais sedentário, em razão de permanecer por longos períodos de tempo sentado e com restrita movimentação dos principais segmentos corporais. Por outro lado, a responsabilidade da função demanda um grande componente de estresse mental, aliado à necessidade de permanentemente estar o piloto vigilante, atento, e preciso em seus movimentos de comando da aeronave. Verificou-se, através de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que num período de 10 anos, 77% das ocorrências estavam relacionadas a fatores psicológicos, destacando-se a ansiedade, a diminuição dos níveis de atenção e a pressão. Nesse sentido, as variações dos estados de humor podem influenciar de forma significativa o desempenho de pilotos, visto que os diferentes tipos de missão que cumprem podem afetar sobremaneira seu estado emocional e, conseqüentemente, sua decisão. O principal objetivo deste estudo é monitorar os estados de humor e nível de estresse de pilotos de caça e instrução da Marinha do Brasil em missões de vôo simples e complexas. Participarão do estudo, 30 pilotos de caça e instrução da marinha brasileira, do gênero masculino, que estejam fisicamente aptos à função e que não apresentem infecções ou doenças que possam comprometer a percepção dos mesmos quanto aos estados de humor e níveis de cortisol salivar no momento das coletas. Serão utilizados para a coleta de dados o "Inventário de análise da percepção subjetiva do risco da missão", utilizado pela própria marinha brasileira antes das missões de vôo; o "questionário do Perfil dos Estados de Humor (POMS)" para avaliação subjetiva das variações impostas pelas diferentes condições das missões de vôo; o "questionário das Escalas Analógicas Visuais do Humor (VAMS)" para avaliação subjetiva dos estados de humor e a análise de Cortisol e IgA Salivar. Também será utilizado o Sistema de Testes de Viena para avaliar a capacidade de decisão dos pilotos antes e após as missões de vôo. Inicialmente será realizada uma curva circadiana basal (cortisol salivar 24h). Posteriormente os dados serão coletados nas situações pós "briefing", antes e após as missões de vôo simples e complexa. Espera-se que os níveis de cortisol salivar e o perfil dos estados de humor apresentem uma modificação significativa após as missões. (AU)

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