Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação comparativa dos efeitos da fototerapia com laser e LED na proliferação, metabolismo e diferenciação de pré-osteoblastos

Processo: 10/18361-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Carla Andreotti Damante
Beneficiário:Marina Tochetti Pagin
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Osso e ossos   Cicatrização   Laser   Fototerapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cicatrização de Feridas | Fototerapia | laser | tecido ósseo | laser

Resumo

O sucesso das cirurgias de implante osseointegrado é dependente doprocesso de cicatrização de feridas e no potencial osteogênico das células paraindução da formação de novo osso ao redor do implante. Entre os principaisefeitos da terapia a laser em baixa intensidade está a supressão da dor eaceleração da cicatrização de feridas, sendo que os mecanismos de ação paraque ocorram esses efeitos, ainda não foram totalmente identificados.Os diodosemissores de luz (LED) têm mostrado efeitos semelhantes aos do laser. Oobjetivo deste trabalho é avaliar influência da fototerapia com laser em baixaintensidade e do LED em diferentes doses, na viabilidade e atividadeenzimática e diferenciação de pré-osteoblastos (MC3T3-E1-subclone4). Ascélulas serão cultivadas em meio MEM + 10%SFB + 8 nucleosídeos. Depois deplaqueadas receberão meio MEM 10%SFB + ácido ascórbico (50 mg/ml) + 10mM de ²-glicerofosfato (meio osteogênico), para indução da diferenciaçãoosteogênica. As células irradiadas pela base da placa de forma pontual e emcontato, com laser vermelho (660nm - 40mW) e infravermelho (780nm -40mW) e LED vermelho (660nm - 40mW) nas densidades de energia de 3 e 5e J/cm². Os grupos controle serão cultivado com com 10% SFB e meio MEM emeio osteogênico + 10% SFB. Para avaliar a viabilidade e crescimento celularserão realizados os testes de MTT nos períodos de 24, 48, 72 e 96h. Aavaliação enzimática será feita pela quantificação da fosfatase alcalina nosperíodos de . 24, 48, 72 e 96h, 7 e 14 dias. A análise estatística será realizadapelos testes ANOVA complementado por Tukey ou Kruskal-Walliscomplementado por Dunn dependendo do tipo de distribuição da amostra a umnível de significância de 5% (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAGIN, MARINA TOCHETTI; DE OLIVEIRA, FLAVIA AMADEU; OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO; PASSANEZI SANT'ANA, ADRIANA CAMPOS; RUBO DE REZENDE, MARIA LUCIA; AGUIAR GREGHI, SEBASTIO LUIZ; DAMANTE, CARLA ANDREOTTI. Laser and light-emitting diode effects on pre-osteoblast growth and differentiation. Lasers in Medical Science, v. 29, n. 1, p. 55-59, . (10/18361-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.