Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos rios no ciclo regional do carbono

Processo: 10/19091-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Convênio/Acordo: CNPq - Pronex
Pesquisador responsável:Reynaldo Luiz Victória
Beneficiário:Maria de Fátima Fernandes Lamy Rasera
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58089-9 - The role of rivers on the regional carbon cycle, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Amazônia   Ciclo do carbono   Rios   Mudança climática

Resumo

Este projeto visa desenvolver ferramentas para descrever a biogeoquímica de sistemas fluviais da Amazônia e do Pantanal e seu papel nos ciclos regionais e global de carbono (C), a fim de prever suas influências e respostas às mudanças climáticas. Compreender e lidar com as mudanças no funcionamento dos ecossistemas exige um profundo conhecimento das variações intra e interanuais. Modelos baseados em dados pontuais ou informações específicas do local não permitem extrapolações precisas. Devido tanto a duração como a cobertura, nossos estudos sobre os sistemas fluviais proporcionarão não só a informações necessárias sobre os ciclos de C e outros nutrientes essenciais nestes sistemas, mas também permitirá o desenvolvimento e validação de modelos de sistemas fluviais e modelos globais do ciclo do C. Este projeto visa não somente ao tema (a) da FAPESP PFPMCG, intitulado "consequências das mudanças climáticas globais no funcionamento dos ecossistemas, com ênfase na biodiversidade e nos ciclos da água, carbono e nitrogênio", mas vai mais longe ao analisar o ciclo de outros nutrientes importantes, como por exemplo, o fósforo. Ao monitorar o papel dos sistemas fluviais nos ciclos regionais de C, também colaborará diretamente com o modelo climático brasileiro. Nosso principal objetivo é produzir informações científicas suficientes sobre o funcionamento dos sistemas fluviais na Amazônia e no Pantanal para ser capaz de desenvolver modelos, na escala destas bacias, para ciclo regional de C, permitindo assim prever suas respostas às mudanças climáticas globais. Ao longo do projeto serão realizadas amostragens extensivas em todos os locais, a fim de obter informações suficientes para descrever seu funcionamento. Na última fase do projeto (últimos dois anos) seremos capazes de utilizar esta base de dados consolidada para desenvolver e validar os modelos hidro-biogeoquímicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RASERA, MARIA DE FATIMA F. L.; KRUSCHE, ALEX V.; RICHEY, JEFFREY E.; BALLESTER, MARIA V. R.; VICTORIA, REYNALDO L. Spatial and temporal variability of pCO(2) and CO2 efflux in seven Amazonian Rivers. BIOGEOCHEMISTRY, v. 116, n. 1-3, p. 241-259, DEC 2013. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.