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Educação Permanente em Saúde na re-construção das ações de cuidado coletivo do enfermeiro na atenção básica em saúde

Processo: 10/02506-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Kátia Cristina dos Santos Vieira
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/00921-0 - Educação permanente em saúde na re-construção das ações de cuidado coletivo do enfermeiro na atenção básica em saúde, AP.R
Assunto(s):Educação continuada   Atenção primária à saúde   Educação em saúde   Enfermagem em saúde comunitária

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar, através da Educação Permanente em Saúde, osprocessos de trabalho de uma equipe de Saúde da Família da rede de atenção básica, identificandopotencialidades e limites para execução das ações de cuidado coletivo, bem como, a ontribuição do enfermeiro nessas ações, propondo dispositivos e ferramentas que qualifiquem o saber/fazer desse profissional e da equipe de saúde. Nessa pesquisa consideramos ações de cuidado coletivo aquelas relativas à construção conjunta do diagnóstico da área (processo de territorialização), ações de promoção da saúde, de monitoramento e avaliação das ações, de participação e controle social, de educação em saúde, de intersetorialidade e de gerenciamento local na perspectiva da construção deprojetos coletivos de trabalho. O referencial teórico-metodológico utilizado compõe-se do processo de trabalho em saúde, da Educação Permanente em Saúde, da micropolítica, de alguns conceitos da análise institucional e grupos operativos da escola argentina. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa, é uma pesquisa-intervenção com a intencionalidade de construir novos saberes e fazeres com os trabalhadores. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com Enfermeiros do Programa de Saúde da Família, análise documental e grupos operativos com os trabalhadores de uma equipe. As entrevistas e os encontros grupais serão gravados e transcritos. Utilizaremos aindacomo fonte de dados documentos referentes as atividades de cuidado coletivo. A análise domaterial empírico será realizada através da análise de discurso da escola francesa e dos grupos operativos de Pichon-Riviére. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.