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Estudo da percepção de fala de alunos deficientes auditivos e do impacto do ruído no ambiente escolar freqüentado por esses alunos

Processo: 09/14022-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Fernanda de Lourdes Antonio
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/00952-6 - Estudo da percepção de fala de alunos deficientes auditivos e do impacto do ruído no ambiente escolar freqüentado por esses alunos., AP.R
Assunto(s):Deficiência auditiva   Implante da cóclea   Educação   Audiologia educacional

Resumo

Com o avanço tecnológico é possível que crianças deficientes auditivas profundas desenvolvam habilidades auditivas que vão desde a detecção até a compreensão dos sons da fala. O desenvolvimento dessas habilidades pode ser comprometido devido a fatores externos como o ruído ambiental do dia-a-dia. Considerando que a escola é um dos ambientes freqüentados diariamente por essas crianças, estudos da percepção dos sons da fala e mensurações do ruído na sala de aula, podem auxiliar a atuação de profissionais. Tais informações disponibilizadas em programas de acompanhamento fonoaudiológico, junto a professores e gestores, possibilitarão que o aluno deficiente auditivo desfrute de um ambiente adequado para seu desenvolvimento acadêmico.

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