Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo do efeito da fototerapia led e laser no tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos à quimioterapia

Processo: 10/16122-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Alyne Simões Gonçalves
Beneficiário:Felipe Brando Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/03662-6 - Estudo comparativo do efeito da fototerapia LED e laser no tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos à quimioterapia, AP.R
Assunto(s):Dor   Estomatite   LED   Quimioterapia   Terapia a laser
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | Laserterapia | Led | mucosite oral | quimioterapia | Laserterapia

Resumo

A mucosite oral é uma conseqüência debilitante e dose-limitante do tratamento antineoplásico, caracterizada por inflamação e ulceração da mucosa gastrointestinal e sempre está acompanhada de intensa dor, o que implica diretamente nas funções orais básicas e consequentemente na qualidade de vida do paciente oncológico. Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar o efeito das fototerapias com laser e LED no tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos ao tratamento antineoplásico de quimioterapia. Para isto, quarenta pacientes com mucosite oral induzida por quimioterapia serão incluídos no estudo e divididos em 2 grupos: G1: pacientes submetidos à dez sessões de laserterapia, G2: pacientes submetidos à dez sessões de LED terapia. O laser de diodo 660 nm, 40 mW, 6 J/cm2, 0,24 J, será utilizado no estudo. O LED será o Fisio LED, 80 mW, 630 nm, 0,24 J por ponto. As irradiações serão realizadas em toda cavidade oral do paciente durante dez dias. A mucosa bucal será avaliada, em toda sessão, de acordo com a escala da Organização Mundial de Saúde (WHO) e cada paciente fará avaliação da dor, através de uma escala visual analógica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO FREITAS, ANA CAROLINA; CAMPOS, LUANA; BRANDAO, THAIS BIANCA; CRISTOFARO, MARCIO; EDUARDO, FERNANDA DE PAULA; LUIZ, ANA CLAUDIA; MARQUES, MARCIA MARTINS; EDUARDO, CARLOS DE PAULA; SIMOES, ALYNE. Chemotherapy-Induced Oral Mucositis: Effect of LED and Laser Phototherapy Treatment Protocols. Photomedicine and Laser Surgery, v. 32, n. 2, p. 81-87, . (11/14013-1, 10/16122-0, 10/03662-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.