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Influência social sobre a resolução de problemas na primeira infância: a criança mais velha como modelo

Processo: 10/18836-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Jéssica de Carvalho Rodrigues da Silva
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/57618-5 - Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação, AP.JP
Assunto(s):Bebês   Crianças   Aprendizado social   Imitação   Desenvolvimento infantil   Comportamento de utilização de ferramentas

Resumo

Considerando o desenvolvimento infantil, há uma ausência de pesquisas referentes à influência efeito maior de "scaffolding" (ou "apoio social") poderia ocorrer se houvesse um modelo social na aprendizagem do uso de ferramentas por crianças. O presente trabalho tem como proposta contribuir para o preenchimento desta lacuna, focando nos aspectos sociais que promovem a aquisição do uso de um objeto para golpear outro a fim de obter uma recompensa. As pesquisas mostraram que crianças entre 18 e 24 meses podem imitar, ainda que de maneira incompleta, um adulto demonstrando uma tarefa envolvendo dois diferentes tipos de objetos para golpear um alvo: um com tamanho e peso adequados para que o objeto se rompa, e outro muito leve. Essa tarefa foi demonstrada em turmas de crianças que passam os dias em creches e não foram todas as crianças que imitaram. Partindo da hipótese de que um pertencente a um universo mias próximo ao dos sujeitos, pretendemos agora realizar protocolo semelhante, porém a demonstração seria feita por uma criança um pouco mais velha (3 ou 4 anos). (AU)