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Educação bilíngue para surdos e educação inclusiva: implantação de uma proposta pedagógica

Processo: 11/00092-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Claudia Balieiro Lodi
Beneficiário:Elaine Cristina Bortolotti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/11012-1 - Educação bilíngue para surdos: implantação de uma proposta pedagógica, AP.EP
Assunto(s):Educação inclusiva   Pessoas com deficiência auditiva   Bilinguismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alunos surdos | educação bilíngue | educação inclusiva | Educação de Surdos

Resumo

A educação de surdos hoje em nosso país vive uma tensão determinada pelas políticas linguísticas, que assumem a necessidade da implantação de uma educação bilíngue para surdos e as políticas educacionais, que defendem a educação inclusiva e, portanto, a matrícula das crianças surdas em escolas regulares de ensino. Frente a esta realidade, torna-se necessário o desenvolvimento de metodologias de ensino que viabilizem a implantação de práticas inclusivas bilíngues, processo este nada fácil de ser implementado. Cabe ao professor regente a realização de atividades que favoreçam a inter-relação dos alunos surdos e ouvintes que frequentam a mesma sala de aula e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que garantam o ensino-aprendizagem de todas as crianças. Assim, é objetivo do bolsista refletir sobre seu papel, desenvolver metodologias de ensino que possibilitem a participação e o ensino-aprendizagem de todos além de analisar as interações dos alunos no espaço escolar refletindo sobre a realidade inclusiva. Espera-se com esta experiência possibilitar a melhor educação possível às crianças surdas, considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, criando um espaço de reflexão no interior da escola de forma a possibilitar que outras experiências venham a ser desenvolvida na cidade e em outras que tenham interesse em repensar a educação de crianças surdas. (AU)

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