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Educação bilíngue para surdos e educação inclusiva: implantação de uma proposta pedagógica

Processo: 11/00093-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Claudia Balieiro Lodi
Beneficiário:Maria José Zanatta Cavalmoretti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/11012-1 - Educação bilíngue para surdos: implantação de uma proposta pedagógica, AP.EP
Assunto(s):Educação inclusiva   Pessoas com deficiência auditiva   Bilinguismo

Resumo

A educação de surdos hoje em nosso país vive uma tensão determinada pelas políticas linguísticas, que assumem a necessidade da implantação de uma educação bilíngue para surdos e as políticas educacionais, que defendem a educação inclusiva e, portanto, a matrícula das crianças surdas em escolas regulares de ensino. Frente a esta realidade, torna-se necessário o desenvolvimento de metodologias de ensino que viabilizem a implantação de práticas inclusivas bilíngues, processo este nada fácil de ser implementado. Soma-se a isso a necessidade do ensino da língua portuguesa como segunda língua, tendo como base a língua brasileira de sinais (Libras), desafio que ainda necessita ser enfrentado, e as salas de recurso multifuncionais tem se mostrado como um espaço de apoio pedagógico para este processo. Assim, é objetivo do bolsista refletir sobre seu papel no ensino-aprendizagem da língua portuguesa para crianças surdas como intérprete na sala regular de ensino e professora da sala de recurso, analisando qual o espaço privilegiado para esta aprendizagem e os processos em jogo, planejando as atividades junto com o professor regente e buscando a continuidade das mesmas nas salas de recurso. O principal interesse é que ao término desta pesquisa os alunos estejam em processo de apropriação da língua portuguesa escrita, resultado que não tem sido alcançado pela maioria dos alunos surdos. (AU)