Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos perfis proteicos de plasma seminal e de espermatozóides com baixa e alta fragmentação de DNA

Processo: 11/00385-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ricardo Pimenta Bertolla
Beneficiário:Paula Intasqui Lopes
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Reprodução humana   Espermatozoides   Proteômica

Resumo

Sugere-se que a fragmentação do DNA do espermatozóide é um importante marcador para diagnóstico e prognóstico de infertilidade, uma vez que reduz as taxas de gravidez natural e após a realização de técnicas de reprodução assistida. No entanto, os métodos atuais para avaliação da fragmentação do DNA são caros e trabalhosos, além de não distinguir os danos clinicamente relevantes. Portanto, faz-se necessária a busca por biomarcadores protéicos, que, futuramente, poderão ser usados na avaliação da qualidade do espermatozóide. Em vista disso, o presente projeto propõe o estudo proteômico de plasma seminal e de espermatozóides em pacientes com baixa e com alta fragmentação de DNA de espermatozóides, para posterior comparação e busca por marcadores de fragmentação de DNA. Para isso, primeiramente será feito o processamento seminal e a separação do plasma seminal dos espermatozóides. Em seguida, será avaliada a taxa de fragmentação de DNA em cada amostra por meio do ensaio Cometa alcalino. Com isso, serão selecionados os 20 pacientes com menor taxa de fragmentação de DNA e os 20 pacientes com maior taxa. Para a proteômica, será realizada a eletroforese bidimensional e a identificação das proteínas correspondentes aos spots de interesse por meio de espectrometria de massas (MALDI-ToF MS/MS). Com esses resultados, espera-se obter possíveis marcadores protéicos para a fragmentação de DNA de espermatozóides, tanto no próprio espermatozóide quanto no plasma seminal. Esses marcadores poderão ser utilizados no diagnóstico e no tratamento de infertilidade masculina e na seleção dos espermatozóides sem danos ao DNA para injeção no oócito.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INTASQUI, PAULA; CAMARGO, MARIANA; DEL GIUDICE, PAULA T.; SPAINE, DEBORAH M.; CARVALHO, VALDEMIR M.; CARDOZO, KARINA H. M.; ZYLBERSZTEJN, DANIEL S.; BERTOLLA, RICARDO P. Sperm nuclear DNA fragmentation rate is associated with differential protein expression and enriched functions in human seminal plasma. BJU INTERNATIONAL, v. 112, n. 6, p. 835-843, OCT 2013. Citações Web of Science: 18.
INTASQUI, PAULA; CAMARGO, MARIANA; DEL GIUDICE, PAULA T.; SPAINE, DEBORAH M.; CARVALHO, VALDEMIR M.; CARDOZO, KARINA H. M.; CEDENHO, AGNALDO P.; BERTOLLA, RICARDO P. Unraveling the sperm proteome and post-genomic pathways associated with sperm nuclear DNA fragmentation. JOURNAL OF ASSISTED REPRODUCTION AND GENETICS, v. 30, n. 9, p. 1187-1202, SEP 2013. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.