Busca avançada
Ano de início
Entree

Biossistemática de lycaenidae (insecta: lepidoptera) dos remanescentes de mata atlântica, com ênfase para a região sudeste do brasil

Processo: 11/03409-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Duarte da Silva
Beneficiário:Renato de Oliveira e Silva
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/14682-8 - Biossistemática de Lycaenidae (Insecta: Lepidoptera) dos remanescentes de Mata Atlântica, com ênfase para a Região Sudeste do Brasil, AP.R
Assunto(s):Biodiversidade   Lycaenidae   Lepidoptera   Biogeografia

Resumo

Apesar da enorme riqueza de espécies, existe uma dificuldade inerente na obtenção de bons inventários locais para a família Lycaenidae devido à raridade da maioria de suas espécies, o que resulta em um acúmulo lento na riqueza de espécies em inventários e baixa representatividade em coleções. Não existem coleções nacionais e nem estrangeiras com representação de todas as espécies esperadas para os remanescentes de Mata Atlântica. Por isso, várias coleções precisam ser consultadas para termos um diagnóstico, o mais próximo possível da realidade, sobre a riqueza dessas borboletas na Mata Atlântica brasileira. Nossa meta é preencher lacunas (principalmente com amostragens sistemáticas) que, reconhecidamente, ainda existem sobre a fauna de inúmeras localidades do país. Esse projeto também visa um melhor entendimento sistemático e evolutivo dessas borboletas, dando continuidade aos estudos que os Drs. Marcelo Duarte (MZUSP) e Robert K. Robbins (NMNH), em frutíferas colaborações, vem desenvolvendo com o grupo em questão. Cabe salientar que o desenvolvimento dos projetos pretendidos com a família, representa uma oportunidade importante para criarmos um grupo interdisciplinar no Brasil e, assim, ampliarmos o conhecimento a respeito das espécies neotropicais. Revisões sistemáticas de grupos com reconhecida dificuldade de identificação serão estimuladas ao longo do presente projeto, em alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, LIVIA R.; SILVA, RENATO O.; DUARTE, MARCELO. Immature stages of the moth Lobeza dentilinea (Lepidoptera: Notodontidae), with redescription of the species based on male and female morphology. Zoologia, v. 28, n. 4, p. 517-524, Ago. 2011. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.