Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos do silenciamento de HJURP(Holliday Junction-Recognizing protein) em linhagens celulares de glioblastoma multiforme

Processo: 11/05674-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Valeria Valente
Beneficiário:Fernando Soares Adorni
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Glioma   Glioblastoma

Resumo

Os gliomas são os tumores cerebrais primários mais comuns e dentre eles podemos destacar o glioblastoma multiforme (GBM), que na maioria das vezes leva o paciente a óbito em cerca de um ano. Isto decorre do comportamento infiltrativo deste tipo tumoral e também da elevada resistência que eles apresentam aos tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Sendo o GBM um tumor praticamente incurável, há uma intensa busca dos cientistas por marcadores moleculares que possam auxiliar em um possível tratamento. Dados prévios de nosso laboratório mostram que a proteína HJURP (Holliday Junction-Recognizing Protein), recentemente caracterizada como um novo gene de reparo de DNA, é altamente expressa nesses tumores. Além disso, observamos que o silenciamento de HJURP através de transfecção com siRNAs (small interference RNA) dirigidos para seu mRNA induz um aumento significativo nas taxas de morte das células tumorais T98G e U87MG. Uma vez que o silenciamento de HJURP mostrou impacto sobre a viabilidade destas células, desejamos ampliar a análise do silenciamento em outras linhagens tumorais derivadas de GBM (U138MG, U251MG e U343MG) para avaliar a abrangência deste efeito e, consequentemente, o possível potencial terapêutico deste gene para o desenvolvimento de novas abordagens de tratamento para GBM.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTE, VALERIA; SERAFIM, RODOLFO BORTOLOZO; DE OLIVEIRA, LEONARDO CESAR; ADORNI, FERNANDO SOARES; TORRIERI, RAUL; DA CUNHA TIRAPELLI, DANIELA PRETTI; ESPREAFICO, ENILZA MARIA; OBA-SHINJO, SUELI MIEKO; NAGAHASHI MARIE, SUELY KAZUE; PACO-LARSON, MARIA LUISA; CARLOTTI, JR., CARLOS GILBERTO. Modulation of HJURP (Holliday Junction-Recognizing Protein) Levels Is Correlated with Glioblastoma Cells Survival. PLoS One, v. 8, n. 4 APR 25 2013. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.