Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia comportamental de caranguejos Ocypodoidea

Processo: 11/06456-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Tânia Marcia Costa
Beneficiário:Monique D Assunção Fortuna
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/09763-9 - Ecologia comportamental de caranguejos Ocypodoidea, AP.R
Assunto(s):Comportamento animal   Manguezais   Nutrientes minerais do solo   Predação   Ocypodoidea

Resumo

O ambiente de manguezal constitui um sistema rico para o estudo de processos ecológicos que envolvam a produtividade primária e a ciclagem dos nutrientes. O presente projeto tem por objetivo avaliar os processos comportamentais e de predação que influenciam na dinâmica dos manguezais. As características ecológicas de Uca sp., Ucides cordatus e Goniopsis cruentata (hábito alimentar, de escavação e densidade), sua ampla distribuição geográfica, somado ao fato de que estes crustáceos têm sido amplamente utilizados como modelos em estudos comportamentais e dos processos ecológicos em manguezais, justifica-se a utilização dos mesmos no desenvolvimento de experimentos que objetivem três importantes pontos: a) a atividade de Uca sp. na bioturbação do sedimento; b) o efeito da densidade de caranguejos detritívoros na ciclagem de nutrientes; c) e o efeito predador (G. cruentada) nos processos descendentes (top-down) e cascata trófica. Serão testadas duas hipóteses: I: a atividade de Uca sp. em manguezais é responsável pela bioturbação do sedimento; II: a abundância de consumidores ágeis é responsável pelos processos descendentes (top-down) estruturante das comunidades de manguezais. Como os manguezais são caracterizados por uma produtividade primária consistente (sem grandes variações), por consequência seus consumidores (detritívoros ou predadores) podem reduzir significativamente a abundância e biomassa do recurso alimentar (através de interações indiretas comportamentais e denso-dependentes), a partir dos resultados obtidos será possível inferir sobre o quanto esses organismos modulam direta ou indiretamente a disponibilidade de recursos para outras espécies, a ciclagem de nutrientes e o efeito em cascata trófica (processo top-down), influenciando diretamente a produtividade primária nesse ecossistema. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATALIO, LUIS F.; PARDO, JUAN C. F.; MACHADO, GLAUCO B. O.; FORTUNA, MONIQUE D.; GALLO, DEBORAH G.; COSTA, TANIA M. Potential effect of fiddler crabs on organic matter distribution: A combined laboratory and field experimental approach. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 184, p. 158-165, JAN 5 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.