Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da diversidade e estrutura genética de populações manejadas e progênies de Himatanthus drasticus (janaguba) na Floresta Nacional do Araripe (CE)

Processo: 11/07085-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Flavio Antonio Maës dos Santos
Beneficiário:Thaís de Andrade Eugênio
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/08737-4 - Avaliação do impacto ecológico do extrativismo sobre populações de duas espécies de cerrado: Mauritia flexuosa L.F (Arecaceae) e Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel (Apocynaceae), AP.R
Assunto(s):Genética populacional   Repetições de microssatélites   Diversidade genética

Resumo

Este plano de atividades, vinculado ao projeto FAPESP 2008/08737-4, visa apoiar as atividades de análise molecular do referido projeto, em andamento no Laboratório de Análise Genética e Molecular da UNICAMP, sob a coordenação da Profa Dra Anete Pereira de Souza. O objetivo principal de tais atividades é avaliar o impacto ecológico do extrativismo de H. drasticus (janaguba) sobre a diversidade genética das populações manejadas. Além disso, pretende-se estudar a estrutura genética espacial das populações, bem como seu sistema reprodutivo, este último através da análise genética de progênies. As análises genéticas serão realizadas através de marcadores moleculares do tipo microssatélites (SSR), os quais já foram desenvolvidos no primeiro ano do projeto. Serão amostradas populações em diferentes intensidades de manejo e as análises serão conduzidas em indivíduos adultos, indivíduos regenerantes e progênies oriundas de sementes de polinização aberta. Devido ao grande número de indivíduos envolvidos nas análises, uma das etapas que requer um grande esforço de trabalho e investimento de tempo é a extração de DNA. Para tanto, solicita-se apoio através da renovação de uma bolsa TT2.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.