Busca avançada
Ano de início
Entree

Balanço hídrico e desempenho locomotor em bufonídeos que habitam biomas hídrica e termicamente contrastantes

Processo: 10/16804-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Braz Titon Junior
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/13497-3 - Elaboração de uma função para predição de extinções em sapos baseada em características fisiológicas, BE.EP.DR
Assunto(s):Anura   Balanço hídrico   Locomoção animal   Distribuição animal   Desidratação   Temperatura atmosférica   Biogeografia

Resumo

A riqueza de espécies de anfíbios aumenta em direção ao equador, com altas concentrações nas florestas tropicais úmidas, sendo que esta relação entre a riqueza de espécies de anfíbios e a disponibilidade hídrica encontra-se associada à necessidade de manutenção de uma alta permeabilidade de seu tegumento, que representa um importante órgão de troca de gases respiratórios. Esta alta permeabilidade tegumentar característica da maior parte das espécies de anfíbios acarreta em taxas de perda de água particularmente elevadas, expondo estes animais a um alto risco de desidratação em ambiente terrestre. Assim, diversos aspectos da história de vida dos anfíbios anuros representam adaptações fisiológicas e comportamentais à esta limitação da manutenção das atividades pelo alto risco de desidratação, uma vez que esta pode causar uma diminuição da capacidade de realizar comportamentos ecologicamente relevantes como forrageamento, busca de parceiros sexuais e fuga de predadores. O objetivo deste projeto é investigar a evolução de características do balanço hídrico como a sensibilidade do desempenho locomotor à desidratação em diferentes temperaturas, as taxas de perda de água por evaporação, a resistência à perda de água por evaporação, e as taxas de reidratação a partir de água livre ao longo da filogenia de anuros do gênero Rhinella, além de investigar possíveis associações dessas características com a distribuição geográfica das espécies, através de uma abordagem comparativa de animais encontrados em diferentes biomas. As hipóteses a serem testadas são as de que, quando comparadas às espécies cuja distribuição geográfica é associada a ambientes florestados, espécies que ocupam áreas mais abertas devem apresentar: 1) menor sensibilidade do desempenho locomotor à desidratação, principalmente a temperaturas mais altas; 2) menores taxas de perda de água por evaporação; 3) maiores taxas de reidratação a partir de uma superfície de água livre; 4) maior resistência da pele à perda de água por evaporação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TITON, JR., BRAZ; GOMES, FERNANDO RIBEIRO. Associations of water balance and thermal sensitivity of toads with macroclimatic characteristics of geographical distribution. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 208, p. 54-60, JUN 2017. Citações Web of Science: 6.
TITON JUNIOR, BRAZ; GOMES, FERNANDO RIBEIRO. Relation between Water Balance and Climatic Variables Associated with the Geographical Distribution of Anurans. PLoS One, v. 10, n. 10 OCT 15 2015. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Braz Titon. Relações entre aspectos do balanço hídrico e condições climáticas associadas à distribuição geográfica dos anuros brasileiros. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.