Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias em Londrina e Maringá/PR

Processo: 11/02177-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Wagner Vinicius Amorim
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Produção do espaço urbano   Mercado imobiliário   Renda da terra   Geografia urbana

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo propor um plano de trabalho para a análise do processo de produção do espaço urbano pelo circuito imobiliário em duas importantes cidades médias, Londrina e Maringá, ambas situadas na área norte do Estado do Paraná, com distintas características no tocante ao processo de valorização, expansão urbana e segregação socioespacial. O objetivo consiste em verificar a atuação das empresas de capitais locais, sua territorialização, bem como sua reprodução em outras cidades de portes semelhantes, procurando então aprofundar no estudo de tais grupos econômicos, formas sob as quais tais empresas, muitas vezes, centralizam sua gestão, dinamizam suas atividades e atuam em diferentes cidades e estados brasileiros, em diferentes tipos de investimentos, não apenas no setor imobiliário, mas na construção de civil de um modo geral. Assim, pelo prisma da geografia histórica da acumulação, da ordenação espaço-temporal do capital e da sua reprodução neste setor, propomos um estudo que contemple as mudanças estruturais e estruturantes na escala dos dois municípios e também em outras escalas políticas de análise e de atuação desta fração do capital, procurando compreender sua lógica de valorização e as práticas orquestradas nos mercados financeiros e seus efeitos na dinamização de diferentes momentos e tipos de realização ou valorização destes capitais no espaço das cidades.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMORIM, Wagner Vinicius. A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias : Londrina e MaringáPR. 2015. 413 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.