Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos perfis de expressão gênica e de microRNAs para identificar marcadores associados á agressividade do carcinoma mamário em mulheres jovens

Processo: 11/06752-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Maria Mitzi Brentani
Beneficiário:Elen Pereira Bastos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/10088-7 - Expressão gênica de fibroblastos associados a carcinomas de mama classificados em subtipos de acordo com receptores de estrógeno e progesterona e C-ERBB2, AP.TEM
Assunto(s):MicroRNAs   Oncologia

Resumo

Câncer de mama em pacientes com idade d 35 anos é pouco comum, porém associado a características patológicas agressivas e aumento de recorrência. A frequência de câncer de mama associado à história familial (fator de risco) é pequena bem como a frequência de mutações nos genes BRCA1/BRCA2. Portanto o conhecimento das bases genéticas destes tumores que levam às características agressivas é limitado. A identificação dos perfis de expressão gênica que diferem entre carcinomas de pacientes jovens e menopausadas fornecerá novas informações a respeito das vias relevantes biológicas associadas ao perfil agressivo das pacientes jovens.Nosso objetivo é analisar o perfil gênico de um grupo de pacientes com idade d 35 anos, não portadoras de mutação em BRCA1/BRCA2 e compará-lo a uma casuística de pacientes pós menopausadas entre 50-65 anos (training group). Levando-se em consideração a influência do estroma (fibroblastos) sobre a progressão do câncer de mama, fibroblastos e células epiteliais serão separados por microdissecção a laser e o perfil gênico de cada um dos componentes será determinado.Nos mesmos grupos, serão analisados perfis respectivos de microRNAs antes de realizar a microdissecção a laser e a busca "in silico" de alvos potenciais dos miRNAs.Os perfis obtidos serão comparados com características clínico-patológicas, recidiva e sobrevida e os RNAs diferencialmente expressos ou possíveis alvos, serão validados por RT-PCR.Estas informações poderão contribuir para o entendimento da biologia dos carcinomas de mama em pacientes muito jovens e para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTOS, E. P.; BRENTANI, H.; PEREIRA, C. A. B.; POLPO, A.; LIMA, L.; PUGA, R. D.; PASINI, F. S.; OSORIO, C. A. B. T.; ROELA, R. A.; ACHATZ, M. I.; TRAPE, A. P.; GONZALEZ-ANGULO, A. M.; BRENTANI, M. M. A Set of miRNAs, Their Gene and Protein Targets and Stromal Genes Distinguish Early from Late Onset ER Positive Breast Cancer. PLoS One, v. 11, n. 5 MAY 6 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.