Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos genéticos do glaucoma primário de ângulo aberto (gpaa) na população brasileira

Processo: 11/04073-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mônica Barbosa de Melo
Beneficiário:Hugo Freire Nunes
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51842-3 - SMOLBNET2: estudo de estrutura de proteínas componentes e reguladoras do exossomo de Archaea e de levedura, AP.TEM
Assunto(s):Proteínas recombinantes   Síntese proteica   Interferência de RNA

Resumo

No nucléolo das células eucarióticos se inicia o processo de síntese em ribossomos com a transcrição dos RNAs ribossomais. Este é um processo que acontece por ação da maquinaria de síntese ribossomal que é conservada entre eucariotos, e acontece sob ação de mais de 200 fatores que atuam de maneira transitória no processamento dos precursores que geram os rRNA maduros, futuros formadores das subunidades ribossomais no citoplasma. Atualmente são conhecidas cerca de 15 doenças e síndromes genéticas humanas associadas a mutações em genes que codificam proteínas ribossomais e fatores que atuam de forma transiente na síntese de ribossomos e que resultam em defeitos na síntese e função de ribossomos. Entre as proteínas envolvidas na síntese de ribossomos está a NIP7 que em células humanas participa do processamento de pre-rRNA que leva à síntese do rRNA de 18S e das subunidades 40S. Inicialmente foi descrita uma única proteína NIP7 de 180 amino-ácidos em células humanas, mas recentemente foi descrita uma segunda isoforma de apenas 133 amino-ácidos gerada por splicing alternativo. A proteína NIP7 humana de 180 amino-ácidos é encontrada em complexos que contém a proteína SBDS (Shwachman-Bodian-Diamond syndrome) e interage no sistema duplo-híbrido com as proteínas FTSJ3 e SUMO-2. Análise funcional da FTSJ3 já foi realizada e revelou que ela, assim como a NIP7 humana, atua no processamento dos pre-rRNAs que levam a formação do rRNA 18S e da subunidade 40S. Em levedura a proteína ortóloga de SUMO-2, SMT3, é necessária tanto para o processamento de pre-rRNA como para a exportação das subunidades ribossomais do núcleo para o citoplasma. SUMO compreende uma família de polipeptídeos evolutivamente conservados que se conjugam de maneira reversível a outras proteínas e apresenta um amplo espectro de funções celulares. A interação com NIP7 levantou a hipótese de que SUMO-2 participe da biogênese de ribossomos em células humanas. Neste trabalho planejamos analisar o mecanismo de interação entre as duas isoformas da NIP7 e a SUMO-2 bem como entender como a interação de NIP7 com SUMO-2 pode afetar sua interação com RNA. A análise funcional da SUMO-2 será feita por várias abordagens incluindo silenciamento gênico por RNA de interferência seguido da análise do processamento de pre-rRNA visando determinar se SUMO-2 atua na síntese de ribossomos. A estratégia de silenciamento gênico combinada com genes marcadores será usada também para analisar se SUMO-2 atua na exportação de subunidades ribossomais do núcleo para o citoplasma. A associação de SUMO-2 com ribossomos será estudada por meio da utilização de gradientes de sacarose e Western blots.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, HUGO FREIRE; ANANINA, GALINA; COSTA, VITAL PAULINO; TONIN ZANCHIN, NILSON IVO; CABRAL DE VASCONCELLOS, JOSE PAULO; DE MELO, MONICA BARBOSA. Investigation of CAV1/CAV2 rs4236601 and CDKN2B-AS1 rs2157719 in primary open-angle glaucoma patients from Brazil. OPHTHALMIC GENETICS, v. 39, n. 2, p. 194-199, 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.