Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacitação de país e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual

Processo: 10/16701-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Priscila Benitez
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Inclusão escolar   Transtorno autístico   Pais   Professores   Deficiência intelectual   Leitura

Resumo

Esta tese foi escrita no formato de compêndio de textos científicos e tece cinco capítulos que fundamentam o planejamento, a implementação e a avaliação de intervenções que garantam a aprendizagem acadêmica de habilidades básicas de leitura e escrita para aprendizes com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro autista (TEA), a partir do envolvimento de três diferentes agentes educacionais (professor da sala de aula, professor da educação especial e pais). Primeiramente, foi proposta uma revisão sistemática da literatura nacional sobre a atuação dos agentes educacionais. A partir da verificação da carência de estudos que visassem o ensino de habilidades básicas de leitura e escrita pelos agentes educacionais, foram identificados itens necessários para a capacitação. Na sequência, foram programadas quatro intervenções, aplicadas por cada um dos agentes educacionais, em seguida, foi proposta uma capacitação conjunta com todos os agentes envolvidos e foram avaliados os desempenhos de leitura e escrita dos aprendizes, quando expostos às intervenções aplicadas por eles. Ao total, a presente tese vincula sete textos científicos. São propostas sugestões para a condução de estudos futuros e se espera que os resultados possam auxiliar na elaboração de intervenções de ensino de leitura e escrita para aprendizes com DI e TEA, a partir da participação conjunta dos três agentes educacionais: pais, professores da sala de aula regular e da educação especial.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRISCILA BENITEZ; CAMILA DOMENICONI. Inclusão Escolar: o Papel dos Agentes Educacionais Brasileiros. Psicologia : ciência e profissão, v. 35, n. 4, p. 1007-1023, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.