Bolsa 11/02033-8 - Ensino e aprendizagem, Ensino de geografia - BV FAPESP
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A linguagem cinematografica no Altlas Muncipal Escolar de Ourinhos-SP como contribuição para o estudo do lugar

Processo: 11/02033-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Andrea Aparecida Zacharias
Beneficiário:Elisabete de Fátima Farias Silva
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de geografia   Material didático   Linguagem cinematográfica   Ourinhos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atlas municpal escolar | cartografia escolar | Ensino de Geografia | Linguagem cinematográfica | Cartografia Escolar

Resumo

Integrado ao Projeto "Elaboração do Atlas Municipal de Ourinhos e Formação de Professores Tutores: propostas para o Estudo da Localidade", na linha de pesquisa em na linha de pesquisa em Representação Cartográfica e Ensino: Atlas Municipal Escolar do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicados à Geografia - (GeoCart) da UNESP, este Projeto de Iniciação Científica tem pretensão de inserir a linguagem cinematográfica como mais uma das modalidades de leitura do espaço e reflexão no Atlas Escolar Municipal de Ourinhos. Nesta concepção; apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacional pela interdisciplinaridade entre Geografia, História e Meio Ambiente (tema transversal) de Atlas que tragam conhecimentos sobre a localidade, despertando o sentimento de pertencimento e a compreensão da dinamicidade e do processo de organização do espaço no qual o aluno está inserido; a linguagem cinematográfica tem a vantagem de associar imagens em movimento e sons em um emaranhado de significações através da leitura visual. Em uma sociedade das imagens, da informação rápida e global, a escola tem necessidade de se apropriar dos meios tecnológicos utilizando-os a favor da educação de cidadão mais críticos que reflitam sobre o entorno e entendam-se parte ativa dos processos, para tal o uso da linguagem cinematográfica se faz uma importante ferramenta para estimular a produção do conhecimento. A proposta da linguagem cinematográfica no Atlas Municipal Escolar de Ourinhos para o estudo do lugar fundamenta-se em conceitos de Geografia (espaço, lugar, paisagem, fluxos, dinâmicas), principalmente na Cartografia (localização, representação, mapas mentais) e em conceitos do Cinema (locação, estilo, planos, roteiro) analisando suas convergências, linguagens e possibilidades no ambiente escolar a fim de inovar e contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico. (AU)

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