Resumo
Integrado ao Projeto "Elaboração do Atlas Municipal de Ourinhos e Formação de Professores Tutores: propostas para o Estudo da Localidade", na linha de pesquisa em na linha de pesquisa em Representação Cartográfica e Ensino: Atlas Municipal Escolar do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicados à Geografia - (GeoCart) da UNESP, este Projeto de Iniciação Científica tem pretensão de inserir a linguagem cinematográfica como mais uma das modalidades de leitura do espaço e reflexão no Atlas Escolar Municipal de Ourinhos. Nesta concepção; apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacional pela interdisciplinaridade entre Geografia, História e Meio Ambiente (tema transversal) de Atlas que tragam conhecimentos sobre a localidade, despertando o sentimento de pertencimento e a compreensão da dinamicidade e do processo de organização do espaço no qual o aluno está inserido; a linguagem cinematográfica tem a vantagem de associar imagens em movimento e sons em um emaranhado de significações através da leitura visual. Em uma sociedade das imagens, da informação rápida e global, a escola tem necessidade de se apropriar dos meios tecnológicos utilizando-os a favor da educação de cidadão mais críticos que reflitam sobre o entorno e entendam-se parte ativa dos processos, para tal o uso da linguagem cinematográfica se faz uma importante ferramenta para estimular a produção do conhecimento. A proposta da linguagem cinematográfica no Atlas Municipal Escolar de Ourinhos para o estudo do lugar fundamenta-se em conceitos de Geografia (espaço, lugar, paisagem, fluxos, dinâmicas), principalmente na Cartografia (localização, representação, mapas mentais) e em conceitos do Cinema (locação, estilo, planos, roteiro) analisando suas convergências, linguagens e possibilidades no ambiente escolar a fim de inovar e contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.
|