Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de um programa de atividade física sistematizado nos parâmetros espaço-temporais do andar de idosos com Demência de Alzheimer

Processo: 11/00414-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Diego Orcioli da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças neurodegenerativas   Demência   Doença de Alzheimer   Atividade física   Locomoção   Cognição

Resumo

Demência de Alzheimer (DA) causa diversos distúrbios motores e cognitivos, acarretando dificuldades nas atividades da vida diária, entre elas o andar. Estratégias efetivas de prevenção, como a prática de atividade física regular, podem resultar em benefícios significativos aos idosos com DA. O objetivo do presente estudo é analisar o efeito de um programa de atividade física sistematizada com tarefa cognitiva nos valores médios e na variabilidade das variáveis espaciais e temporais do andar livre de pacientes com DA. Participarão deste estudo 28 idosos, de ambos os sexos, com diagnóstico clínico de DA e nível de gravidade de DA entre leve e moderado, segundo a avaliação clínica de demência. A amostra será dividia em dois grupos: Grupo Treinamento e Grupo Controle. O protocolo experimental será constituído por avaliação cognitiva e pela avaliação dos parâmetros espaço-temporais da marcha nas condições com e sem efeito da tarefa executiva, sendo 5 tentativas para cada condição experimental. Os dados cinemáticos serão coletados por uma câmera digital, sendo os procedimentos de medição e reconstrução bidimensional realizados no software Dvideow. O programa de atividade física sistematizada será estruturado com o intuito de promover maior estimulação cognitiva frontal, ou seja, simultaneamente a atividade motora, uma tarefa cognitiva frontal será realizada. As variáveis espaciais e temporais do andar livre com e sem efeito de tarefa executiva serão analisadas por meio da estatística descritiva e por ANOVAs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBIERI, FABIO A.; SIMIELI, LUCAS; ORCIOLI-SILVA, DIEGO; VITORIO, RODRIGO; STELLA, FLORINDO; GOBBI, LILIAN T. BUCKEN. Variability in Obstacle Clearance May (Not) Indicate Cognitive Disorders in Alzheimer Disease. Alzheimer Disease & Associated Disorders, v. 29, n. 4, p. 307-311, OCT-DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.