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O ruído em ambiente escolar freqüentado por alunos deficientes auditivos: análise do tempo de mensuração

Processo: 11/02248-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Lilian Maria Costa e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Escolas   Ruído   Audiologia educacional

Resumo

A habilidade de percepção de fala pode ser negativamente afetada pelas características acústicas do ambiente escolar, como o nível de ruído de fundo, tempo de reverberação, relação sinal ruído e a distância entre o interlocutor e o ouvinte. Com o intuito de constatar, o tempo necessário para obterem-se mensurações fidedignas do nível de ruído em que alunos deficientes auditivos estão expostos na sala de aula e contribuir com pesquisas que envolvam mensurações de ruído no ambiente escolar, o objetivo do presente estudo será: realizar mensurações do ruído no ambiente escolar freqüentado por alunos deficientes auditivos usuários de implante coclear e AASI e registrar o nível de ruído equivalente analisando-se a diferença entre o tempo mensurado.