Busca avançada
Ano de início
Entree

Mutagênese sítio-dirigida de resíduos do sítio ativo de ligação da luciferina na luciferase emissora de luz vermelha de Phrixotrix hirtus: relação com os espectros de bioluminescência.

Processo: 11/07084-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Vadim Viviani
Beneficiário:Deimison Rodrigues Neves
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bioluminescência   Luciferases   Luciferina   Mutagênese

Resumo

As luciferases são as enzimas responsáveis pela bioluminescência em diversos organismos ao catalisarem a oxidação de moléculas orgânicas conhecidas como luciferinas. Atualmente tais enzimas possuem um vasto emprego na área biotecnológica, onde são utilizadas para os mais diversos fins. As luciferases de vagalumes tem sido entre as mais empregadas. As luciferases de besouros emitem bioluminescência de diferentes cores, variando do verde ao vermelho. Entre estas, as luciferases de fengodídeos são as que emitem a maior faixa do espectro, sendo a luciferase da cabeça de Phrixotrix a única a produzir luz vermelha.Anteriormente clonamos esta luciferase e várias outras luciferases de lampirídeos, fengodídeos e elaterídeos brasileiros que emitem luz verde, verde-amarela e amarela. Vários estudos de mutagênse sítio-dirigida foram realizados por nosso grupo com estas luciferases, identificando alguns resíduos importantes para as cores de bioluminescência. Entretanto, ainda não conseguimos elucidar os determinantes estruturais da luminescência vermelha na luciferase de Phrixotrix. Assim, neste projeto, planejamos realizar a mutagênese sítio-dirigida de resíduos específicos do sítio de ligação da luciferina, para melhor entendermos a relação entre a estrutura deste e o espectro de bioluminescência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)