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Avaliação dos efeitos de consequências convencionais ou desenhos animados na aprendizagem discriminativa em ambiente virtual com pré-escolares

Processo: 11/06246-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Vanessa Ayres Pereira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Crianças

Resumo

Ambientes virtuais podem ser empregados como ferramenta para a investigação de processos comportamentais. Este estudo utilizará um procedimento informatizado em formato de jogo para o ensino de discriminações simples visuais. O objetivo será investigar o efeito do jogo (com cenário e estímulos tridimensionais) e dois tipos de conseqüências para acertos: animação auditivo-visual versus trecho de desenho animado. Serão realizados dois experimentos. Em cada experimento o participante será exposto individualmente ao ensino de discriminações simples simultâneas com dois conjuntos de três estímulos, em sessões no computador. Cada conjunto será apresentado em uma condição experimental, definida pelas diferentes conseqüências para acertos. Após a linha de base de discriminação simples, serão realizadas cinco reversões das contingências. Na Condição 1, com estímulos do Conjunto 1, a conseqüência para acertos será a apresentação de um trecho de desenho animado. Na Condição 2, com os estímulos do Conjunto 2, a conseqüência para acertos será a apresentação de uma animação auditivo-visual. No Experimento 1 seis crianças serão expostas à alternação entre blocos de tentativas das duas condições (delineamento de multi-elementos). O Experimento 2 fará um balanceamento da ordem das condições: três participantes serão expostos a toda a seqüência de treino na Condição 1 e, após o alcance do critério, à seqüencia de treino na Condição 2; três outros participantes serão expostos à seqüência inversa.