Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilidade microestrutural dos aços ODS-Eurofer e Eurofer-97

Processo: 11/07109-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 22 de agosto de 2011
Vigência (Término): 21 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Hugo Ricardo Zschommler Sandim
Beneficiário:Hugo Ricardo Zschommler Sandim
Anfitrião: Dierk Raabe
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Local de pesquisa : Max Planck Society, Dusseldorf, Alemanha  
Assunto(s):Aço inoxidável martensítico

Resumo

O objetivo deste projeto é dar continuidade aos estudos envolvendo a avaliação da estabilidade microestrutural de dois aços ferrítico-martensíticos da família EUROFER. Estes aços foram desenvolvidos visando aplicações estruturais em altas temperaturas no reator de fusão nuclear ITER. Um deles é o aço ODS-Eurofer endurecido por dispersão de óxidos (Y2O3). O outro é o aço Eurofer-97 sem a presença de Y2O3. Dois pontos serão investigados neste projeto: a) avaliação da estabilidade microestrutural do aço ODS-Eurofer recozido por longos tempos (até seis meses) em 800ºC simulando condições aceleradas de vida em serviço com ênfase no estudo dos mecanismos de amolecimento (recuperação, recristalização e engrossamento das partículas); b) recristalização secundária no aço Eurofer-97 com ênfase na nucleação e na mesotextura dos grãos com crescimento anormal. A caracterização microestrutural das amostras será realizada utilizando-se microscopia eletrônica de varredura (MEV) no modo de elétrons retroespalhados e microscopia eletrônica de transmissão (MET). A microtextura e a mesotextura serão obtidas com o auxílio da técnica de difração de elétrons retroespalhados (EBSD) de alta resolução. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, V. B.; ZILNYK, K. D.; SANDIM, H. R. Z. Thermodynamic Simulation of Reduced Activation Ferritic-Martensitic Eurofer-97 Steel. JOURNAL OF PHASE EQUILIBRIA AND DIFFUSION, v. 38, n. 3, p. 208-216, JUN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.