Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografia histórica do rio Amazonas III

Processo: 11/01445-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Jorge Pimentel Cintra
Beneficiário:Rafael Henrique de Oliveira
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Mapeamento digital   Amazônia

Resumo

O Projeto Geral de pesquisa visa ao estudo dos principais mapas do rio Amazonas, no período de 1500 a 1800, com ênfase nos mapas cartograficamente mais significativos, por serem de autores mais relevantes e terem servido de modelo para diversos outros. Mas não deixa de incluir outros que ajudam a construir a história da cartografia amazônica. Pretende-se estudar, em linhas gerais, a evolução da cartografia do Amazonas através da análise comparativa de uma seqüência histórica de mapas, comparando topônimos, morfologia dos cursos d'água, relação afluente-afluído, omissões, erros e acertos.Para os mapas ditos científicos será estudada sua precisão, através de recursos da cartografia digital.O presente projeto de pesquisa, que faz parte do Projeto Geral, tem como objetivo estudar a Cartografia da Região Amazônica restrita ao período que vai desde o primeiro mapa de Guillaume Delisle (L'Amerique Meridionale, de 1700) até o Mapa das Cortes ou Mapa dos confins do Brasil (1749), que serviu de base para o Tratado de Madri. Pretende-se realizar o estudo comparativo dos diversos mapas dentro do período atribuído a este projeto e entre os períodos definidos para os demais projetos que também integram o Projeto Geral.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINTRA, JORGE PIMENTEL; DE OLIVEIRA, RAFAEL HENRIQUE. Nicolas Sanson and his Map: The Course of the Amazon River. Acta Amazonica, v. 44, n. 3, p. 353-365, SEP 2014. Citações Web of Science: 0.
JORGE PIMENTEL CINTRA. Reconstruindo o mapa das capitanias hereditárias. An. mus. paul., v. 21, n. 2, p. 11-45, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.