Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação de variáveis atmosféricas utilizando técnicas de radiometria por microondas baseadas em solo

Processo: 11/03093-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Carlos Frederico de Angelis
Beneficiário:Marcelo Alexandre Souza Miacci
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15235-8 - Processos de nuvens associados aos principais sistemas precipitantes no Brasil: uma contribuição à modelagem da escala de nuvens e ao GPM (Medida Global de Precipitação), AP.TEM
Assunto(s):Radiometeorologia   Radiometria

Resumo

As medidas de parâmetros da troposfera através da radiometria de solo por recepção de sinais de microondas possuem uma história recente na recuperação de dados indiretos provenientes desta técnica e tem como objetivo recuperar, inferir e estimar as características de temperatura, a quantidade de vapor d água e a água líquida contidas na atmosfera.A partir do fenômeno da interação das ondas eletromagnéticas na faixa de microondas com os constituintes da atmosfera e seus efeitos de transmissão, espalhamento e absorção, é possível obter informações importantes sobre este ambiente a partir dos valores de temperatura de brilho emitidos principalmente pela água e oxigênio. Pesquisas nesta área têm por finalidade o conhecimento da presença de água na atmosfera em suas diferentes fases termodinâmicas e a determinação de perfis de temperatura no sentido de fornecer estimativas e alimentar modelos numéricos de previsão do tempo. Esta proposta de trabalho apresenta uma metodologia de avaliação de parâmetros da troposfera tais como quantidade de vapor d'água e de água líquida na atmosfera além da recuperação de perfis de temperatura aplicando modelos de propagação de microondas através de técnicas de radiometria baseadas em solo.Para prover tal estudo o presente projeto prevê o domínio das técnicas de recuperação de dados pela utilização de um radiômetro multicanal de superfície pertencente ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) único no país. As medidas a serem realizadas serão feitas inicialmente na condição de visão do zênite, utilizando a infra-estrutura do CPTEC, na faixa de freqüências de 20 a 30 GHz (banda K) e, também, na faixa de 51 a 59 GHz (banda V). Este estudo contará com uma técnica ainda não muito explorada no Brasil, e por isso buscar-se-á o desenvolvimento de modelos de recuperação de variáveis atmosféricas para com isso demonstrar a eficiência do sistema em estudo e a complexidade envolvida na recuperação e interpretação de dados de perfis atmosféricos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO MIACCI; CARLOS FREDERICO ANGELIS. Ground-Based Microwave Radiometer Calibration: an Overview. J. Aerosp. Technol. Manag., v. 10, p. -, 2018.
MIACCI, MARCELO; ANGELIS, CARLOS FREDERICO. Ground-Based Microwave Radiometer Calibration: an Overview. JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT, v. 10, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.