Busca avançada
Ano de início
Entree

Compostos peptídicos nanoestruturados funcionalizados com polianilina para direta imobilização da urease

Processo: 11/05374-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Wendel Andrade Alves
Beneficiário:Roberta Martins da Costa Bianchi
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/53576-9 - Síntese, caracterização e estudo das propriedades eletrônicas dos nanotubos de peptídeos e óxido de titânio, AP.JP
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Urease   Polianilina   Química supramolecular

Resumo

Pesquisas estão sendo realizadas com a finalidade de desenvolver novas estratégias para sintetizar, caracterizar e aplicar os mais variados tipos de nanomateriais. Nesse contexto, os nanomateriais peptídicos apresentam-se como alternativa aos já existentes nanotubos de carbono (CNTs), nanotubos de metais de transição, pois oferecem inúmeras vantagens para aplicações biológicas, tais como biocompatibilidade, facilidade de preparação, dimensões reduzidas e sua relativa estabilidade físico-química o que favorece sua utilização em aplicações como: biomedicina, biotecnologia, sensores, biossensores e biocélulas a combustível. No entanto, as nanoestruturas peptídicas possuem características de isolante elétrico (Egap » 4,0 eV), o que restringe suas aplicações. Neste projeto, estudaremos a influência da polianilina na estrutura eletrônica e nas propriedades de transporte das nanoestruturas peptídicas crescidas em vapor de anilina com posterior polimerização eletroquímica do monômero com o objetivo de sintetizar um nanomaterial peptídico com propriedades condutoras. Além disso, com esse projeto de pesquisa pretendemos aprofundar nossos estudos sobre a preparação, caracterização estrutural e eletroquímica de novos sistemas supramoleculares baseados em nanoestruturas peptídicas/PAni para o desenvolvimento de futuras aplicações em biossensores eletroquímicos para imobilização da enzima urease. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCHI, ROBERTA C.; DA SILVA, EMERSON RODRIGO; DALL'ANTONIA, LUIZ H.; FERREIRA, FABIO FURLAN; ALVES, WENDEL ANDRADE. A Nonenzymatic Biosensor Based on Gold Electrodes Modified with Peptide Self-Assemblies for Detecting Ammonia and Urea Oxidation. Langmuir, v. 30, n. 38, p. 11464-11473, SEP 30 2014. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.