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Desenvolvimento da confiança seletiva: uma investigação sobre os efeitos da cultura e da cognição social

Processo: 11/06737-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Natália Benincasa Velludo
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/11757-7 - O desenvolvimento da confiança seletiva: uma investigação sobre os efeitos da cultura e da cognição social, AP.R
Assunto(s):Diferenças interculturais   Teoria da mente

Resumo

Contrariamente à visão dominante de que as crianças possuem uma credulidade ingênua e que acreditam em tudo o que ouvem, estudos recentes têm demonstrado que elas são capazes de discriminar entre informantes confiáveis e não confiáveis. Mais especificamente, estudos com crianças americanas sugerem que elas são capazes de rastrear a história passada de um indivíduo para determinar se podem confiar na informação oferecida por este em situações que envolvem um novo aprendizado. Essas evidências são importantes, pois informam sobre possíveis processos psicológicos através dos quais as crianças obtêm conhecimento. Náo há registro, no entanto, de pesquisas investigando esses processos em crianças fora dos E.U.A. O presente projeto será o primeiro sobre confiança seletiva em crianças brasileiras. Além disso, os dados obtidos através da pesquisa aqui proposta serão comparados aos dados coletados pela pesquisadora Melissa Koenig na Universidade de Minnesota, o que permitirá testar possíveis efeitos da cultura sobre esse processo desenvolvimental. Finalmente, pretende-se explorar a relação entre confiança seletiva e a cognição social, mais especificamente, através de uma medida mais sensível de teoria da mente. A pesquisa aqui proposta, portanto, tem o potencial de trazer contribuições importantes para a Psicologia do Desenvolvimento brasileira e mundial ao avançar o conhecimento atual sobre o desenvolvimento da confiança seletiva em crianças de idade pré-escolar. O trabalho da bolsista de treinamento será fundamental no gerenciamento do projeto, ajudando a garantir as condições ideais para o seu desenvolvimento. A experiência será também valiosa para a bolsista, em especial, por representar uma oportunidade rica de aprendizado em todas as etapas do processo de condução e gerenciamento de um projeto de pesquisa na área da Psicologia.