Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção foliar de amônia e produtividade da cultura do milho em função da época de aplicação de uréia (15N) em cobertura

Processo: 11/07176-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Ocheuze Trivelin
Beneficiário:Evandro Luiz Schoninger
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Índice de área foliar   Zea mays

Resumo

A necessidade da adubação nitrogenada no milho e as perdas significativas de N (NH3 ou N2O), que podem ocorrer tanto do solo como pela folhagem das plantas, são fatores que elevam os custos de produção. Contudo, como o N pode ser perdido na forma de amônia e as plantas apresentam a capacidade de absorver amônia da atmosfera pela folhagem, torna-se interessante a quantificação dessa via de ganho de N nos agrossistemas, em diferentes estádios de desenvolvimento de culturas, com a finalidade de proporcionar maior aproveitamento do nutriente pelas plantas. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo verificar a época de aplicação da uréia fertilizante em cobertura no milho que proporcione maior aproveitamento do fertilizante e maior produtividade, além de verificar a capacidade de absorção foliar de amônia pela cultura em distintos estádios fenológicos (diferentes índices de área foliar). O projeto será desenvolvido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (CENA/USP), no período compreendido entre os anos de 2011 e 2013. Serão desenvolvidos dois experimentos em campo. No primeiro, será quantificada a volatilização da uréia aplicada na superfície do solo, o aproveitamento do fertilizante pela cultura, a produção de massa seca da parte aérea, bem como a produtividade de grãos, em função dos seis tratamentos testados, a saber: cinco épocas de aplicação de uréia fertilizante em cobertura nos estádios fenológicos V4, V6, V8, V10 e V12, e uma testemunha sem adubação de cobertura. No segundo experimento, será quantificada a absorção da amônia volatilizada da uréia fertilizante aplicada em cobertura na cultura do milho, em função de cinco tratamentos (épocas de aplicação - idem ao primeiro experimento). Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância e à comparação das médias pelo teste de Tukey.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHONINGER, EVANDRO L.; GONZALEZ VILLALBA, HUGO A.; BENDASSOLLI, JOSE ALBERTINO; TRIVELIN, PAULO CESAR O. Corn grain yield and N-15-fertilizer recovery as a function of urea sidedress timing. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 90, n. 4, p. 3299-3312, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
EVANDRO L. SCHONINGER; HUGO A. GONZÁLEZ VILLALBA; JOSÉ ALBERTINO BENDASSOLLI; PAULO CESAR O. TRIVELIN. Corn grain yield and 15N-fertilizer recovery as a function of urea sidedress timing. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 90, n. 4, p. -, Dez. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHONINGER, Evandro Luiz. Absorção foliar de amônia e produtividade do milho em função da época de aplicação de ureia em cobertura. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.