Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação entre polímeros hidrossolúveis e lipídios catiônicos em solução vesicular e em filmes moleculares como modelos de sistemas biomiméticos

Processo: 11/07414-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Eloi da Silva Feitosa
Beneficiário:Renata Danielle Adati
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Técnica de Langmuir-Blodgett   Coloides   Monocamadas de Langmuir

Resumo

O estudo das propriedades das vesículas catiônicas sintéticas de brometo de dialquildimetilamônio, DnDAB, sendo n = 10-18, é de grande importância para a ciência básica e aplicada, por se tratar de um modelo de membrana biológica e, principalmente, para fins de transporte de fármacos e transfecção celular em terapia genética. Neste projeto propõem-se um estudo sistemático de propriedades físico-químicas de formação das vesículas de DnDAB e da interação das mesmas com polímeros hidrossolúveis a exemplo do poli(etilenoglicol) or ácido poliacrílico. Serão variadas a concentração de DnDAB, a fim de obter propriedades do sistema vesícula-PEG (e outros polímeros), através da determinação do raio hidrodinâmico, da temperatura de transição de estados gel-líquido cristalino, da pré- e da pós-transição de estados, e o do potencial de superfície (potencial zeta). A dinâmica da interação das vesículas com polímeros será também monitorada através da técnica de Langmuir-Blodgett, a qual é bastante empregada no contexto biológico devido à alta sensibilidade na detecção das atividades interfaciais de sistemas que simulam a membrana celular em interação com diferentes espécies. A transferência da monocamada para o substrato adequado será realizada pela imobilização de grupos com especificidade para interagir com as moléculas da interface visando o estudo das propriedades físico-químicas envolvidas em um sistema organizado. O caráter interdisciplinar do projeto fundamenta a proposta do estudo acadêmico que vislumbra a aplicação em diversas áreas de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORBERTO OLIVEIRA, ANA CRISTINA; MARTENS, THOMAS FRANS; RAEMDONCK, KOEN; ADATI, RENATA DANIELLE; FEITOSA, ELOI; BOTELHO, CLAUDIA; GOMES, ANDREIA CASTRO; BRAECKMANS, KEVIN; DIAS REAL OLIVEIRA, MARIA ELISABETE CUNHA. Dioctadecyldimethylammonium:Monoolein Nanocarriers for Efficient in Vitro Gene Silencing. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 6, n. 9, p. 6977-6989, . (11/07414-0, 11/03566-0)
FEITOSA, ELOI; LEMOS, MONIQUE; ADATI, RENATA D.. Mixed Cationic Surfactant Vesicles in (Dioctadecyldimethylammonium Bromide)/NaCl and (Dioctadecyldimethylammonium Chloride)/NaBr Aqueous Dispersions. JOURNAL OF SURFACTANTS AND DETERGENTS, v. 22, n. 5, . (11/07414-0, 08/54418-8)
FEITOSA, ELOSI; ADATI, RENATA D.; ALVES, FERNANDA R.. Thermal and phase behavior of didodecyldimethylammonium bromide aqueous dispersions. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 480, p. 253-259, . (11/07414-0, 11/03566-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.