Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel antagônico de oxigênio molecular em S-nitrosação de proteínas em células

Processo: 11/09009-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:José Carlos Toledo Junior
Beneficiário:Romulo Rodrigues Facci
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/00550-2 - Mecanismos de formação de s-nitrosoproteínas a partir de óxido nítrico em células. Importância de metais de transição e espécies reativas, AP.JP
Assunto(s):Óxido nítrico   S-nitrosação

Resumo

Papel antagônico de oxigênio molecular em s-nitrosação de proteínas em célulasResumoTransdução de sinais de óxido nítrico (NO) para s-nitrosotióis parece ser fortemente inibida por oxigênio molecular. Nossos estudose de outros surpreendentemente revelaram que o nível de s-nitrosoproteínas permanece abaixo do limite de detecção em condições normais de oxigenação. Isto sugere que s-nitrosação seria limitada a condições de hipóxia, em flagrante contraste com inúmeros trabalhos na literatura biológica. A formação de s-nitrosoproteínas também coincide com o acúmulo de óxido nítrico. O objetivo deste projeto é investigar se acúmulo de NO é condição suficiente para iniciar processos s-nitrosativos em células ou se deve vir necessariamente acompanhado de desoxigenação. Nossa hipótese é de que oxigênio promove rápido consumo de NO em células e o indisponibiliza para processos nitrosativos . Eventos que resultem no acúmulo de NO como a própria desoxigenação ou ativação de óxido nítrico sintase e/ou inibição do consumo de NO devem acionar processos s-nitrosativos. Isto é relevante pois mostraria que s-nitrosação não é restrito a ambientes severamente desoxigenados, regulando atividades enzimáticas e propriedades biológicas numa ampla faixa de oxigenação, como se acredita.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, FERNANDO CRUVINEL; FACCI, ROMULO RODRIGUES; DA SILVA, THALITA MARQUES; TOLEDO, JR., JOSE CARLOS. Mechanisms and kinetic profiles of superoxide-stimulated nitrosative processes in cells using a diaminofluorescein probe. Free Radical Biology and Medicine, v. 77, p. 270-280, DEC 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.