Busca avançada
Ano de início
Entree

Mundo comum, experiência e julgamento na formação do sujeito: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt

Processo: 11/02612-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:José Sergio Fonseca de Carvalho
Anfitrião: Tassin Etienne, Jean, Simon
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris Diderot - Paris 7, França  
Assunto(s):Filosofia da educação   Política educacional

Resumo

As reflexões de Arendt sobre a crise na educação, publicadas ao final dos anos cinquenta, só podem ser adequadamente compreendidas e analisadas quando inseridas na complexa teia conceitual que marca seu pensamento político e quando relacionadas à amplitude de suas preocupações filosóficas. O plano de estudos aqui apresentado pretende, por um lado, elucidar a natureza dos vínculos que Arendt postula existir entre a ação educativa, o mundo comum e a vida pública. Por outro lado, tenciona investigar algumas possíveis vinculações entre sua filosofia moral e o papel da experiência estética na formação do sujeito. O CSPRP, da Universidade de Paris 7, instituição que nos acolherá na qualidade de 'pesquisador-convidado', é internacionalmente reconhecido como um centro de excelência em estudos e pesquisas no âmbito da teoria política contemporânea e conta com a presença de dois dos mais renomados especialistas no pensamento de Arendt: Étienne Tassin e Martine Leibovici. (AU)