Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da eficiência de utilização do nitrogênio em leguminosas inoculadas com microrganismos rizosféricos (fungos micorrízicos arbusculares e rizóbios): uso de técnica isotópica (15N)

Processo: 11/03320-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Edmilson Jose Ambrosano
Beneficiário:Edmilson Jose Ambrosano
Anfitrião: Rozário Azcón
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):Rizosfera   Fungos micorrízicos   Leguminosae   Nitrogênio   Rotação de culturas   Técnicas isotópicas

Resumo

O plano de trabalho é baseado nos recentes trabalhos que a Dra. Azcón vem desenvolvendo com certos microrganismos rizosféricos que em simbiose com as raízes das plantas melhoram a nutrição, principalmente a nitrogenada, e o desenvolvimento da planta. Esses microrganismos serão selecionados, pela sua eficiência em assegurar o sucesso no uso no sistema solo planta que é o foco do estudo, sendo a idéia principal do treinamento de conhecer e dominar as técnicas empregadas para estudar a dinâmica do nitrogênio em sistemas simbióticos e adaptá-las ao nosso sistema, onde se utiliza das leguminosas adubo verde, que operam no sistema simbiótico com bactérias (rizóbio e enterobacter spp) e micorrizas, em rotação com outras culturas como a cana-de-açúcar e hortaliças. A eficácia da dupla simbiose causadas por bactérias Rhizobium e fungos micorrízicos arbusculares formando colonização em leguminosas serão avaliadas em termos de crescimento, nutrição, fisiologia e assimilação do N2 atmosférico (por cintilografia). Também tem como objetivo analisar os efeitos positivos desses microrganismos em uma rotação de leguminosas com outras culturas, como hortaliças. Este efeito residual de culturas subsequentes também é de interesse agronômico e econômico e devido ao curto período de tempo em Granada os trabalhos de rotação serão realizados no Brasil. As atividades planejadas serão desenvolvidas no Departamento de Microbiologia do Solo e Sistemas Symbiotic Estação Experimental Zaidin (CSIC). Pesquisadores neste departamento são experientes neste tipo de estudo, bem como a utilização de técnicas e metodologias que eles precisam. No Instituto há toda a disponibilidade de equipamentos, técnicas e estufas para conduzir a investigação com sucesso total. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.