Busca avançada
Ano de início
Entree

Lições sobre estratégias de leitura: análises e práticas educativas para formação do leitor competente

Processo: 11/06074-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Renata Junqueira de Souza
Pesquisador Anfitrião: Barbara Kiefer
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa: Ohio State University, Columbus, Estados Unidos  
Assunto(s):Leitura   Formação de leitores   Políticas públicas   Compreensão da leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estratégias de compreensão leitora | formação do leitor | Leitura | políticas públicas de leitura | Estratégias de leitura

Resumo

Com os resultados do PISA, detectou-se pelo mundo uma crescente preocupação com as relações estabelecidas entre os leitores e o material escrito, em especial, o Livro de Literatura, e a compreensão do lido. No entanto, apesar de todo o investimento em programas de fomento à leitura, por parte do governo, as políticas públicas de Formação de Leitores não estão atingindo seus objetivos de formar leitores qualitativamente melhores. O projeto ora proposto é o desdobramento de uma pesquisa de políticas públicas financiada pela FAPESP e CNPq, de 2006 a 2010, como parte das atividades do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura, Literatura Infantil e Juvenil) que diagnosticou, entre outras coisas, que os livros de literatura infantil não circulam nas escolas e que os professores sentem dificuldade de ensinar seus alunos a lerem. Consequentemente, essas crianças decodificam, mas não compreendem o que leem. Este projeto tem por principal objetivo verificar como os livros do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) podem aliar-se à metodologia de estratégias de compreensão leitora para transformar alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental em leitores autônomos. A matriz metodológica configura-se em dois momentos distintos: a) o estudo das habilidades de leitura que acontecerá em diversos momentos: na participação da disciplina da professora Barbara Kiefer; na frequência ao curso de capacitação em serviço dado a professores de séries iniciais do estado de Ohio, e por fim, na escolha de alguns desses docentes para observação de suas aulas utilizando a referida metodologia - estas ações nos darão condições de cumprir a outra etapa do projeto com mais segurança e propriedade, ou seja; b) a análise dos livros infantis do PNBE com vistas a escolha das habilidades de leitura por livro, para elaboração de atividades de compreensão leitora. As etapas serão responsáveis pela avaliação da metodologia de ensino da leitura. Assim, pretende-se implementar material para futura capacitação docente que alie: as estratégias de compreensão leitora com os livros do PNBE, para que docentes possam utilizá-los vislumbrando formar seus alunos em uma comunidade de leitores autônomos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)