Busca avançada
Ano de início
Entree

Região de estabilidade de sistemas dinâmicos não lineares e aplicações em estudos de estabilidade de sistemas elétricos de potência

Processo: 11/06938-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Luís Fernando Costa Alberto
Anfitrião: Hsiao-Dong Chiang
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Cornell University, Estados Unidos  
Assunto(s):Estabilidade de sistemas   Sistemas dinâmicos   Dinâmica não linear

Resumo

O estudo da região de estabilidade (também denominada região ou área de atração) de sistemas dinâmicos não lineares possui grande importância em diversas aplicações em engenharia e, em particular, no desenvolvimento de métodos diretos de análise de estabilidade de sistemas elétricos de potência. Motivada pelas pesquisas na área de análise de estabilidade em sistemas elétricos de potência, uma caracterização completa da fronteira da região de estabilidade foi desenvolvida para uma classe de sistemas dinâmicos não lineares contínuos e autônomos. Entretanto, modelos não lineares de sistemas físicos, incluindo modelos de sistemas elétricos de potência para estudos de estabilidade, exibem dinâmicas em múltiplas escalas de tempo. Apesar do grande desenvolvimento da teoria de região de estabilidade e aplicações, a caracterização da fronteira da região de estabilidade existente na literatura não explora a coexistência de dinâmicas em múltipas escalas de tempo. Este projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo da teoria de região de estabilidade de sistemas dinâmicos com múltiplas escalas de tempo e desenvolver aplicações desta teoria em estudos de estabilidade de sistemas elétricos de potência. Especificamente, este projeto visa, do ponto de vista teórico, (i) estender a teoria de região de estabilidade para uma classe de sistemas dinâmicos não lineares contínuos e autônomos que exibem dinâmicas em múltiplas escalas de tempo, ou mais especificamente, desenvolver a teoria de região de estabilidade para sistemas singularmente perturbados e, do ponto de vista aplicado, (ii) estender os métodos diretos de análise de estabilidade em sistemas elétricos de potência para modelos com duas escalas de tempo.Levando em consideração a coexistência de dinâmicas em diferentes escalas de tempo espera-se obter algoritmos mais robustos e estimativas menos conservadoras da região de estabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOUVEIA, JR., JOSAPHAT R. R.; AMARAL, FABIOLO MORAES; ALBERTO, LUIS F. C. STABILITY BOUNDARY CHARACTERIZATION OF NONLINEAR AUTONOMOUS DYNAMICAL SYSTEMS IN THE PRESENCE OF A SUPERCRITICAL HOPF EQUILIBRIUM POINT. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIFURCATION AND CHAOS, v. 23, n. 12 DEC 2013. Citações Web of Science: 1.
COSTA ALBERTO, LUIS FERNANDO; CHIANG, HSIAO-DONG. Characterization of Stability Region for General Autonomous Nonlinear Dynamical Systems. IEEE Transactions on Automatic Control, v. 57, n. 6, p. 1564-1569, JUN 2012. Citações Web of Science: 9.
AMARAL, FABIOLO M.; ALBERTO, LUIS F. C. TYPE-ZERO SADDLE-NODE BIFURCATIONS AND STABILITY REGION ESTIMATION OF NONLINEAR AUTONOMOUS DYNAMICAL SYSTEMS. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIFURCATION AND CHAOS, v. 22, n. 1 JAN 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.