Bolsa 11/01884-4 - Minimalismo, Rap - BV FAPESP
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Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa

Processo: 11/01884-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Raquel Mendonça Martins
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52002-9 - Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, AP.PP
Assunto(s):Minimalismo   Rap   Música contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dodecafonismo | efeitos de estranhamento e crítica social | improvisação musical | minimalismo | Música Contemporânea | rap | Psicanálise, Educação e Cultura

Resumo

O intuito deste trabalho é, em primeiro lugar, contribuir para a análise do aspecto inovador da estética musical do hip hop, como arte juvenil urbana, que se caracteriza por ser uma arte de rua, de natureza polifônica, cujo caráter emancipatório - de afirmação étnica e estético-social - pode ser depreendido não apenas de suas letras, dotadas de forte conteúdo contestatório, mas também de suas formas de composição musical, que aliadas ao canto falado - sendo este, muitas vezes, pautado pelo improviso - são capazes de produzir efeitos de estranhamento e de ruptura nas representações construídas socialmente, em particular sobre o jovem negro, pobre e morador da periferia das metrópoles. A pesquisa tem como foco a recepção de dois gêneros musicaisaparentemente discordantes: Dodecafonismo e o Rap, tendo como viés comum os efeitos de estranhamento produzidos na forma de percepção social hegemônica vigente na sociedade. Desse modo ao propor novas idéias, estimula a criatividade, aliada à crítica social, e atua no processo de construção da identidade dos indivíduos. As atividades propostas envolvem a utilização da linguagem musical e escrita, tomando em consideração o poder emancipatório presente no Rap, como instrumento de formação cultural dos alunos, permitindo a estes a apreensão dos efeitos de natureza crítica e afirmativa característicos desse gênero musical. A pesquisa irá elaborar recursos alternativos que auxiliem no processo criativo no campo musical (especificamente o Rap), para serem pensados como procedimentos válidospara complementar a formação educacional nas escolas. As oficinas promoverão com os alunos sessões de audição de cds que contenham pequenos trechos de música dodecafônica, minimalista ou atonais para em seguida propiciar a vivência de improvisação rítmica recorrendo a alguns instrumentos de percussão presentes na tradição afro-indígena brasileira. Os alunos irão desenvolver suas próprias composições de Rap depois de experimentarem a improvisação livre. Contando com o apoio e colaboração ativa da ONG Casa do Zezinho, que desenvolve trabalhos de formação nos campos artístico, filosófico e cultural há mais de 15 anos, atendendo cerca de 1700 crianças entre 6 e 21 anos dos bairros Capão Redondo(região dos Racionais Mcs), Parque Sto Antônio e Jardim Ângela, realizaremos uma pesquisa-piloto, que consistirá basicamente na realização de oficinas junto aos jovens, explorando as diversas dimensões do movimento hip hop, tomando como base, não apenas o material coletado (músicas, letras e poesias), como as entrevistas que serão realizadas por um dos bolsistas técnicos com as principais lideranças desse movimento.

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