Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dò comportamento dè células indiferenciadas da polpa ná presença dè meio condicionado dè células odontoblásticas

Processo: 11/00702-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Karina Fittipaldi Bombonato Prado
Beneficiário:Larisse Eduardo Adami
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Odontoblastos

Resumo

O extraordinário potencial regenerativo do complexo dentino-pulpar enfatiza a importância da caracterização dos processos celulares e moleculares envolvidos na regeneração dentinária. Atualmente acredita-se que células indiferenciadas da polpa são as responsáveis por essa regeneração, tornando a terapia celular uma promessa na reconstrução e substituição de elementos dentários. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do meio condicionado de células diferenciadas odontoblásticas sobre células indiferenciadas da polpa dental de camundongos. O meio condicionado será obtido a partir de cultura de uma linhagem de células odontoblásticas de camundongos com duração de 24, 48 e 72 horas. Este meio será coletado, filtrado e armazenado para posteriormente ser adicionado ao meio de cultura de células indiferenciadas da polpa de camundongos. As culturas de células indiferenciadas serão divididas em quatro grupos experimentais: 1) controle (sem adição de meio condicionado); 2) adição de 50% de meio condicionado por 24 horas; 3) adição de 50% de meio condicionado por 48 horas e 4) adição de 50% de meio condicionado por 72 horas. Após 3, 7, 10 e 14 dias de cultura, serão analisados os seguintes parâmetros: proliferação e viabilidade celular, quantidade de proteína total, atividade de fosfatase alcalina, detecção e quantificação de nódulos mineralizados, quantificação de VEGF no sobrenadante das células indiferenciadas e expressão de genes relacionados à atividade odontoblástica através de PCR RealTime.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WIMMERS FERREIRA, MAIDY REHDER; FERNANDES, ROGER RODRIGO; ASSIS, AMANDA FREIRE; DERNOWSEK, JANAINA A.; PASSOS, GERALDO A.; VARIOLA, FABIO; BOMBONATO-PRADO, KARINA FITTIPALDI. Oxidative Nanopatterning of Titanium Surface Influences mRNA and MicroRNA Expression in Human Alveolar Bone Osteoblastic Cells. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOMATERIALS, 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.