Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição morfológica e química da extrusa de bovinos em pastos de capim-marandu manejados sob lotação contínua e adubados com nitrogênio.

Processo: 11/06501-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Sila Carneiro da Silva
Beneficiário:Stéphanie Ferreira Vicente
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecofisiologia   Manejo de pastagem   Composição química

Resumo

Este trabalho é parte de uma sequência de experimentos realizados de forma concomitante na mesma área experimental com o capim-marandu mantido a 30 cm de altura por meio de lotação contínua e adubados com nitrogênio (150, 300 e 450 kg/ha de N, mais testemunha - sem fertilização). Os resultados revelaram que a adubação nitrogenada aumentou a produção de forragem por meio da aceleração do crescimento das plantas, especialmente a renovação de tecidos foliares. Essa renovação de tecidos ocorreu por meio do aumento na quantidade de perfilhos jovens (idade inferior a 2 meses) no pasto, fato que esteve associado com maior densidade volumétrica da forragem e maior proporção de folhas no horizonte de pastejo (terço superior do dossel forrageiro), condição que pode resultar em maior consumo de folhas relativamente a colmos e material morto, aumentando o valor nutritivo da forragem consumida. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é determinar avaliar a composição morfológica e química da extrusa de bovinos mantidos nos pastos de capim-marandu mantidos a 30 cm por meio de lotação contínua e adubados com nitrogênio. Os tratamentos corresponderam, conforme mencionado, à aplicação de três doses de nitrogênio (150, 300 e 450 kg/ha de N) mais o controle (sem adubação), e foram alocados às unidades experimentais (piquetes de 1.200 m2) segundo um delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições. A extrusa foi obtida por meio de ensaios de pastejo de 15 minutos utilizando-se animais fistulados no esôfago. Uma alíquota de 10 a 20 g das amostras será utilizada para determinação da composição morfológica da forragem consumida (folhas, colmos e material morto) e o restante seco em liofilizador, moído e utilizado para determinação dos teores de FDA, FDN, N e a DIVMS. A partir dos resultados será possível inferir sobre a relação entre a adubação nitrogenada, o valor nutritivo e o desempenho animal em capim-marandu manejado sob lotação contínua.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)