Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da variação térmica na espermatogênese dos anuros Eupemphix nattereri (Leiuperidae) e Leptodactylus fuscus (Leptodactylidae)

Processo: 11/06605-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Classius de Oliveira
Beneficiário:Gabriela Baroni Leite
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Testículo   Hipertermia   Reprodução   Espermatogênese

Resumo

Fatores ambientais podem afetar o tamanho das populações dos organismos, entretanto, pelas características específicas dos anfíbios, como permeabilidade da pele e ciclo de vida dependente de ambiente aquático e terrestre, estes são muito vulneráveis às variações ambientais, uma das razões para serem reconhecidos como bioindicadores. Alterações na temperatura ambiental podem ser responsáveis por mudanças morfofisiológicas em anuros, afetando a espermatogênese desses animais e, consequentemente, o sucesso reprodutivo da espécie. Assim,este trabalho propõe-se analisar e comparar os efeitos sobre a espermatogênese de duas espécies de anuros da região neotropical, Eupemphix nattereri (Leiuperidae) e Leptodactylus fuscus (Leptodactylidae) mediante ao aumento da temperatura (35,1ºC), mantendo-se os animais em fotoperíodo de 12horas claro / 12 horas escuro, umidade adequada e alimentação ad libidum. Os animais serão analisados após os períodos de 12, 24, 48 e 72 horas de exposição à temperatura elevada e posteriormente serão analisadas a anatomia e histologia testicular. Pesquisas desta natureza apresentam contribuições relevantes sobre a biologia reprodutiva dos anfíbios, visando esclarecer alguns aspectos morfofisiológicos ainda indeterminados, como a influência do aumento da temperatura na gametogênese em Anura.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.