Busca avançada
Ano de início
Entree

Re-interpretação de dados geoelétricos na região de Bebedouro-SP por meio de inversão conjunta 1D de SEVs e sondagens TDEM

Processo: 11/08716-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Marco Antonio Couto Jr
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrogeologia   Bacia do Paraná

Resumo

Neste projeto de IC, o aluno irá fazer uma re-interpretação de dados de SEVs e TDEM, já adquiridos, por meio da abordagem de inversão conjunta. Esta é uma forma de reduzir as ambigüidades inerentes ao processo de interpretação, na qual consiste na obtenção de uma redundância de informação das propriedades elétricas sobre a área estudada. O projeto visa mapear a estratigrafia geoelétrica dos sedimentos da bacia do Paraná e localizar zonas de fraturas dentro da camada de basalto na região de Bebedouro-SP. Os resultados das sondagens serão integrados com informações geológicas e geofísicas disponíveis, tais como, litologia e perfilagem térmica de poços. Com os resultados espera-se capacitar o aluno em interpretação de dados geofísicos por meio de uma análise integrada com diferentes metodologias, e contribuir com as atuais pesquisas em desenvolvimento no Projeto de Auxílio apoiado pela FAPESP (Processo 2009/08466-3).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; COUTO, JR., MARCO ANTONIO; PORSANI, JORGE LUIS; ALMEIDA, EMERSON RODRIGO; MONTEIRO DOS SANTOS, FERNANDO ACACIO. Geoelectrical characterization using joint inversion of VES/TEM data: A case study in Parana Sedimentary Basin, Sao Paulo State, Brazil. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 111, p. 33-46, DEC 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.