Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração de fala e linguagem em crianças residentes na região oeste de SP

Processo: 11/00699-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Daniela Regina Molini-Avejonas
Beneficiário:Isadora Altero Longo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prevenção primária   Epidemiologia   Linguagem infantil   Atenção primária à saúde

Resumo

É consenso na literatura que os dados epidemiológicos são importantes para o planejamento em saúde, a fim de alocar recursos suficientes para controlar os problemas associados a tal doença, permitindo adequar o modelo assistencial da instituição e promovendo ações de maior impacto na saúde da população envolvida. Objetivos: Estabelecer o perfil epidemiológico das alterações de fala e linguagem em crianças residentes na região oeste de São Paulo. Método: este estudo será desenvolvido com todas as crianças atendidas pela Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no período de 2000 a 2010 e pertencentes à microrregião Butantã/Jaguaré (aproximadamente 1000 sujeitos). A pesquisa consistirá de consulta aos prontuários e livros de registro de todos os usuários que já foram atendidos no Serviço de Fonoaudiologia para obtenção de dados. Os dados serão registrados em protocolos individuais e posteriormente tabulados para futura análise. As variáveis analisadas serão: queixa, ano de entrada no serviço, idade, sexo, diagnóstico fonoaudiológico predominante, bem como suas comorbidades, e conduta terapêutica realizada. O tratamento estatístico a ser implementado será de natureza descritiva e analítica e as variáveis analisadas serão interrelacionadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGO, ISADORA ALTERO; TUPINELLI, GABRIELLA GONCALVES; HERMOGENES, CAROLINE; FERREIRA, LAIS VIGNATI; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA REGINA. Prevalência de alterações fonoaudiológicas na infância na região oeste de São Paulo. CoDAS, v. 29, n. 6, p. -, 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.